Prefeitura intensifica limpeza de canais e redes de drenagem para minimizar transtornos

Agência Aracaju de Notícias
06/02/2020 16h15

Mais uma vez, o quantitativo de chuva registrado em Aracaju foi amenizado pelas ações integradas realizadas simultaneamente entre as secretarias e órgãos municipais e, sobretudo, pelo conjunto de serviços preventivos executados pela Prefeitura Municipal antes das ocorrências das precipitações, como ficou constatado entre a madrugada e as primeiras horas da manhã desta quinta, 6, quando choveu cerca de 60 milímetros em menos de três horas. 
 
No caso da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), há um planejamento que organiza o trabalho semanal a ser realizado pelos quase 1,5 mil quilômetros de vias que tracejam a cidade. As medidas preventivas também atendem aos mais de 18 mil bueiros que perfazem o sistema de microdrenagem subterrânea, responsável pela absorção das águas pluviais.
 
Esses serviços são realizados diariamente e focados na limpeza e desobstrução das manilhas, substituição e ampliação das galerias e retirada de entulho e lixo jogado nas ruas que acabam indo para dentro da microdrenagem. Mesmo nos períodos não chuvosos, são mobilizados quase 80 profissionais, divididos em equipes, que atuam ordenadamente em todos os bairros, priorizando sempre os pontos onde a rede esteja comprometida ou nos locais com histórico de alagamentos. 
 
Essas ações anti-alagamentos, executadas desde 2017, têm reduzido significativamente os transtornos registrados nos períodos de chuva mais intensa. Já durante as precipitações, como as que ocorrem nesta quinta, os trabalhos são intensificados com todas as atenções voltadas aos grandes corredores e áreas residenciais que estejam muito abaixo do nível do mar; regiões cortadas por canais naturais ou naqueles pontos onde os técnicos da empresa municipal identifiquem dificuldade de vazão das águas das chuvas.
 
Também são criadas equipes itinerantes responsáveis por atender os casos de maior urgência. O trabalho prossegue em regime de plantão até as horas seguintes da instabilidade climática. A Emurb possui canais de comunicação para que a população possa solicitar serviços. Para registrar a solicitação, basta entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).
 
Limpeza de canais
Outro órgão municipal que tem papel determinante nesses serviços antes, durante e depois das chuvas é a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), órgão responsável pela limpeza de canais. O trabalho segue o planejamento colocado em prática pela gestão, desde 2017, de modo a preparar a cidade para evitar possíveis transtornos em períodos chuvosos. Através da Emsurb, as ações de desobstrução e manutenção são realizadas a cada três meses de forma manual, mecanizada e também por barragem móvel.
 
"A limpeza dos canais é um dos serviços que se tornaram prioritários pela administração municipal e, por isso, são executados de forma contínua, desde o ano de 2017. Com isso, reforçamos, durante todo o ano, as ações de limpeza, principalmente em áreas que impactam negativamente a população aracajuana, tanto na zona Norte quanto na Sul. Entretanto, é necessário o apoio dos cidadãos no tocante ao descarte correto dos seus resíduos”, destaca o  presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.
 
Nesta quinta-feira, 6, as ações de melhoramento da drenagem na rede pluvial foram reforçadas em várias localidades. Nesse sentido, as equipes da empresa municipal seguem empenhadas em canais nos bairros Jabotiana, São Carlos, Jardim Bahia, na Soledade, conjunto Tamandaré, no Santos Dumont, e loteamento Copacabana, no bairro Japãozinho. Nestes locais, cerca de 40 profissionais atuam na limpeza pelo método manual, duas equipes por barragem e quatro máquinas dão suporte na limpeza mecanizada.
 
No canal do conjunto Médici, no Luzia, a equipe chegou ainda nas primeiras horas da manhã para fazer o recolhimento dos resíduos que ficaram retidos na tela instalada pela Emsurb. Por lá, assim como em outros seis canais limpos com o auxílio desse equipamento, as ações de limpeza acontecem de forma programada. Mas, nas últimas horas, por conta do grande volume de chuvas, a empresa antecipou a ação de retirada das telas e, consequentemente, do lixo.
 
Outro serviço intensificado nesta quinta-feira foi o monitoramento e recolhimento de árvores.  As atividades executadas por quatro equipes da Gerência de Áreas Verdes da empresa, têm como foco a prevenção de acidentes envolvendo a queda de árvores e galhos. Os agentes seguem concentrados em demandas na rua Florianópolis e travessa Amapá, ambas no bairro Siqueira Campos, e na rua Laranjeiras, no Centro.