Desafios da gestão pública foram temática de curso da Escola de Governo da Prefeitura

Planejamento e Orçamento
06/02/2020 16h22

A Escola de Governo e Administração Pública da Prefeitura de Aracaju (Esgap), em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit), promoveu nesta quinta-feira, 6, mais um curso que envolve os desafios da gestão pública.
 
A atividade foi ministrada pela arquiteta e coordenadora do curso de pós-graduação em Gestão Pública e Governança da Unit, Shirley Dantas, que abordou o assunto dentro de uma perspectiva contemporânea, falando sobre estratégias e ferramentas que contribuem para a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos.

Durante a sua exposição, Shirley explicou os diferentes tipos de gestão, desde o período colonial até os dias atuais, abordando todo o processo de mudança que marca o século XXI.  “O que trazemos de contribuição é pensar na gestão pública da atualidade e nos desafios para quem está atuando no poder público, seja em qualquer nível. Nesse contexto, mostrar que temos ferramentas que podem contribuir para a qualidade de vida da comunidade para a qual estamos trabalhando. E, além disso, pensar na transformação das pessoas que são os principais atores do serviço público”, explicou a palestrante.

De acordo com o servidor da Secretaria Municipal da Saúde, Edmilson Reis, o curso foi pertinente à sua área de atuação profissional. “Achei a atividade de grande relevância, pois ficamos mais informados e com maior capacidade de desenvolver algumas técnicas de gestão pública junto com toda equipe do trabalho, que é algo necessário. No dia a dia, precisamos focar na estratégia da gestão para desenvolver melhor os nossos serviços”, disse.

“Foi bem interessante e inovador, pois trabalhou a gestão pública numa perspectiva de mudança, de uma ótica nova de gerenciamento do setor público atual e, também, olhando para o humano, por exemplo, como montar equipes que consigam desenvolver junto com você uma política pública, assim como diagnosticar, construir e executar. Além disso, a ministrante trouxe práticas de como aplicar a teoria no nosso trabalho”, afirmou a servidora da Secretaria de Assistência Social, Tatiana de Souza.