Controladoria-Geral do Município avalia processos de gestão da Defesa Social

Defesa Social e Cidadania
11/02/2020 18h35

Nesta terça-feira, 11, a equipe da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania esteve reunida com auditores da Controladoria- Geral do Município de Aracaju, para avaliação dos processos internos de gestão. Além de proporcionar o levantamento do desempenho do órgão, a reunião também possibilitará a elaboração de um relatório orientador para otimizar as boas práticas de gestão. 

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressalta que a ação é de grande relevância para a gestão. “Os diálogos que possam proporcionar melhorias aos  processos de gestão, como é o caso do que ocorreu hoje, são de grande importância. Reforçamos com isso o compromisso com a excelência na prestação de serviços,  o respeito à legalidade dos processos e a busca constante por melhorias nas nossas atividades”, destacou.

Segundo o diretor do departamento de auditoria da Controladoria-Geral do Município (CGM), Antônio Alvaro de Carvalho, essa auditoria de gestão é a segunda etapa do processo que teve início em 2019.

“A primeira etapa foi realizada em setembro de 2019, denominada auditoria proativa. Essa é uma nova metodologia que estamos aplicando na  Prefeitura de Aracaju”, destacou reforçando que o papel, durante a ação, é contribuir para que a cultura da atividade de auditoria seja encarada não apenas enquanto ação com viés punitivo, mas sim preventivo.

Durante a ação foi analisado o objetivo determinado na lei de criação do órgão, além do recurso destinado no programa plurianual de investimento em relação à execução do planejamento estratégico. Dentre outros fatores observados, o diretor de auditoria destaca a transparência. “Também verificamos o quesito transparência, que, na Semdec, já pudemos identificar, está bastante eficiente”, pontuou o diretor.  

Segundo o diretor do departamento de auditoria da Controladoria-Geral do Município (CGM), Antônio Alvaro de Carvalho, essa auditoria de gestão é a segunda etapa do processo que teve início em 2019, sob a condução do controlador-geral do município, Dr. Eliziário Sobral.

“Essa é uma forma inovadora de auditoria, para acompanhar o desenvolvimento tecnológico do sistema de gestão que a Prefeitura está executando. O resultado desse trabalho será a disponibilização de um relatório com sugestões de melhorias”, finalizou.