Prefeitura oferta mais uma oficina de capacitação voltada ao segmento turístico

Formação para o Trabalho
18/02/2020 10h04

Por intermédio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), a Prefeitura de Aracaju tem diversificado e amplificado, a cada mês, a oferta de cursos e oficinas profissionalizantes na capital. Nesta terça, 18, a Fundação promoveu a oficina ‘Como Servir Bem o Turista’ (4h), que aconteceu no auditório da Escola do Legislativo de Sergipe (Elese) e foi coordenada pela professora de Turismo, Laura Almeida.

A oficina é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Fundat, instituições que, juntas, têm oportunizado aos cidadãos qualificações para melhor acesso ao mercado de trabalho no segmento turístico (que são as atividades ligadas a essa atividade comercial), como também para os que já são atuantes na área e buscam se atualizar diante mercado.

A informação para o turista é um item essencial para que uma viagem seja aproveitada da melhor forma possível. Os empreendimentos dentro do setor turístico precisam conquistar o cliente antes mesmo dele embarcar no avião ou botar o pé na estrada, e é de extrema importância encantá-los com um atendimento de primeira. Pois o fato interfere diretamente na boa visão externa que a cidade obterá e também na economia local.

Laura Almeida, professora do curso de Turismo da UFS e coordenadora do projeto ‘Café com Hospitalidade – projeto que traz propostas, cases, dicas de interação, na busca por ações sustentáveis no turismo, através da hospitalidade – explica a importância e objetivo da oficina desenvolver essas práticas de melhoria no turismo local.

“Dada algumas pesquisas feitas pela Universidade que temos acesso, se detectou que um dos grandes problemas relacionados ao turismo, não só em Sergipe, está relacionado ao atendimento ao cliente”.

Pensando então em uma melhoria dessas práticas comerciais, a união dos órgão viabiliza as qualificações. “Com base nessa demanda, a gente teve essa parceria e vamos oferecer essa oficina de qualificação para melhorar o atendimento e dar a oportunidade para as pessoas conhecer o que é o turismo e vir a trabalhar na área”, destaca Laura.

A bacharel e Guia de Turismo, Hevida Aragão, participa da qualificação e destaca a importância da oficina oferecida pela Fundat em parceria com a UFS. “Acho o curso bastante importante para a gente buscar qualificação. Acho muito necessária essa parceria que a Fundat está fazendo, pois é uma ótima oportunidade para aqueles que já são atuantes do mercado se aperfeiçoar um pouco mais e para àqueles que desejam adentrar no mercado com uma nova especialização”, destaca a profissional.