Com ações reforçadas, Prefeitura garante limpeza e organização da cidade no Carnaval

Serviços Urbanos
26/02/2020 10h09


Na capital, além da alegria dos foliões, o Carnaval ficará marcado pelas ações de limpeza e organização dos espaços públicos promovidas pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Para isso, a empresa direcionou cerca de 430 profissionais que trabalharam durante os quatro dias de festa, para garantir o bem-estar de aracajuanos e turistas. Neste período, a Emsurb recolheu 15.400 quilos de resíduos.
 

No tradicional bloco Rasgadinho, um dos eventos com maior concentração de pessoas, os serviços de limpeza aconteceram, diariamente, durante e após o cortejo do bloco. Nesta quarta-feira de Cinzas, por volta das 6h30 da amanhã, os agentes retornaram aos locais do cortejo para fazer o repasse final com a varrição, coleta de resíduos e lavagem das vias, como a avenida Hermes Fontes e áreas do entorno da Praça da Bandeira.

Ainda seguindo o cronograma de atividades estabelecido pela Diretoria de Operações, para o período de Carnaval outras áreas da cidade foram atendidas com o reforço na limpeza. Os agentes também estiveram empenhados em localidades da zona Norte e da zona de Expansão, onde os chamados bloquinhos aconteceram, a exemplo da rua Major Aureliano, no Santos Dumont, e no residencial Porto Sul, na Aruana. 

Segundo informou o diretor de Operações, Bruno Moraes, este ano foram recolhidas 6.550 quilos de resíduos durante os dias do Rasgadinho e 8.850 quilos nos demais eventos carnavalescos. 

“Este ano, como os eventos maiores ocorreram em forma de cortejo, cumprimos o cronograma diário com mais celeridade. Aliado a isso, distribuimos as equipes numa espécie de pequenos mutirões para otimizar o serviço, principalmente nos locais onde houve maior concentração de público. Tudo foi pensando e executado com o objetivo de dar conforto e tranquilidade para os foliões, de modo que nenhum bairro da cidade ficasse com os serviços de limpeza prejudicados”, explicou Bruno Moraes.

O diretor acrescentou ainda que, desde a segunda quinzena de janeiro, com o início dos desfiles de bloquinhos de rua, a empresa municipal vem atuando de maneira intensiva em toda a capital.

“Como neste período as pessoas procuram muito o litoral, ajustamos nosso planejamento e reforçamos  também os serviços de limpeza na região das praias, principalmente na extensão de areia, onde seis equipes fizeram o gadanhamento e recolhimento do lixo e do sargaços, decorrente da movimentação das marés”, conclui Bruno.