Organização da Corrida Cidade de Aracaju discute estratégias de trânsito

Juventude e Esporte
28/02/2020 16h00

Em reunião realizada nesta sexta, 28, representantes da Prefeitura de Aracaju e das companhias de Polícia de Trânsito (CPTran) e de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv), discutiram as estratégias de trânsito para a Corrida Cidade de Aracaju 2020.

A 37ª edição do evento, que é organizado pela Secretaria Municipal da Juventude e Esporte (Sejesp), vai ser realizada no próximo dia 21. Também participaram do encontro representantes do 28º Batalhão de Caçadores, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), da Guarda Municipal de Aracaju e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

O trajeto da prova foi a pauta central da reunião. Enquanto o percurso de 5km terá largada nas proximidades do Condomínio Vila Vitória, a saída da prova de 10km será na entrada do Conjunto Eduardo Gomes e a partida inicial de 24km na praça central da cidade de São Cristóvão. Toda a extensão do percurso será bloqueada para o fluxo de veículos em um lado da via, mais precisamente no sentido leste/oeste. Serão cerca de 21 viaturas e 30 motocicletas empregadas pelos órgãos envolvidos para facilitar a organização.

“É um evento de grande porte, então exige uma preparação elaborada por parte do município e das forças de apoio. Juntos, fazemos a logística do trânsito para garantir a segurança e a mobilidade urbana", explica o diretor de trânsito da SMTT, Thiago Alcântara.

Uma das novidades para a edição de 2020 é o aumento do quantitativo de participantes, que passou de quatro para cinco mil. Logo, esse também foi um fator discutido no encontro, devido à preocupação em relação as definições dos anos anteriores que precisaram ser alinhadas, uma vez que a Corrida Cidade de Aracaju já ampliou em mais de 200% o número de participantes entre 2016 e a edição 2020.

Segundo o auxiliar da CPtran, tenente Manoel Souza, o foco não está somente nos corredores. “A gente visa à segurança dos atletas que estão participando e também de quem está assistindo. Reuniões desse tipo são importantes para melhorarmos pontos e possíveis falhas de eventos passados para que haja ainda mais sucesso na Corrida", afirma.