Prefeitura fortalece ações de garantia dos Direitos Humanos com entrega de veículo

Assistência Social e Cidadania
05/03/2020 16h00

A Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju passou a contar com um veículo próprio para atender às necessidades das equipes no desenvolvimento dos trabalhos. A solenidade de entrega do automóvel foi realizada pelo prefeito Edvaldo Nogueira nesta quinta-feira, 5, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, no bairro Ponto Novo.

"Esta é mais uma ação que realizamos para o fortalecimento da Assistência Social do nosso município. A aquisição do veículo é fruto de um convênio com o governo federal, celebrado pela Assistência, e, com ele, a Diretoria de Direitos Humanos e a gerência da Igualdade Social poderão desenvolver suas atividades com ainda mais eficiência. É o nosso compromisso com a população, especialmente com aqueles que mais precisam", afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira, ao destacar que os recursos adquiridos representam o fortalecimento das políticas públicas voltadas à população em situação de vulnerabilidade.

Os recursos foram conquistados por meio do projeto “Fortalecendo a Igualdade Racial”, proposto pela Gerência de Igualdade Racial da DDH, que possibilitou ao município de Aracaju ser aprovado pelo Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) para a aquisição de bens duráveis e veículo. O transporte utilitário, no modelo minivan, tem capacidade para sete passageiros. Além disso, outros recursos também foram adquiridos, como projetor portátil, tela de projeção, câmera fotográfica e notebook.
 
“A aquisição dos materiais visa dar condições aos profissionais para a realização do trabalho, com o auxílio no deslocamento das equipes, e apoio nas ações desenvolvidas. Era um anseio de toda a equipe e hoje recebemos a chave do carro com muita alegria e satisfação sabendo das contribuições que todos esses recursos agregam para aumentar a efetividade no atendimento à população aracajuana”, salientou a secretária municipal da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos.
 
Na ocasião, o diretor de Direitos Humanos, Ilzver Matos, reforçou a importância estratégica da adesão ao Sinapir feita pela atual gestão, iniciativa que possibilitou à capital sergipana ter acesso prioritário aos recursos do governo federal destinado às políticas públicas de promoção de igualdade racial.

“A decisão por Aracaju participar do edital do Sinapir em 2017, resultou de uma discussão feita junto aos movimentos sociais. Conseguimos aprovação de dois projetos em dois campos específicos, o apoio às políticas públicas de ações afirmativas e fortalecimento da política de promoção de igualdade racial, tendo o carro como resultado. Isso aponta que o município se atentou para a importância de colocar a cidade na rota da política de promoção da igualdade racial, colocando Aracaju em destaque nacional, o que potencializa a participação do departamento nos próximos editais, tendo mais chances de trazer novos recursos”, explicou Ilzver.

Na Diretoria dos Direitos Humanos estão reunidas as coordenadorias de Políticas Públicas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Gerência da Igualdade Racial e Assessoria LGBTQI+, que desenvolvem um trabalho contínuo de garantia da promoção, proteção. Para a gerente da Igualdade Racial da Assistência Social de Aracaju, Laila Oliveira, a chegada dos instrumentos contribuirão para o desenvolvimento do trabalho.
 
“Vem para facilitar a execução das nossas ações no acompanhamento de atividades externas com os movimentos sociais, comunidades quilombolas, em visitas técnicas, serviços e no desenvolvimento de projetos como o ‘Aracaju Sem Racismo’. Os recursos adquiridos vão nos ajudar na operacionalização das atividadaes, sem contar que vão estar à disposição das ações no Conselho Municipal de Participação e Promoção da Igualdade Racial, uma vez que a entidade também está atrelada, assim como os demais conselhos, à Assistência Social do município”, analisou.