Ação de educação ambiental da Prefeitura leva pomares às escolas municipais de Aracaju

Meio Ambiente
06/03/2020 15h00

A prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), desenvolve o Projeto Nosso Pomar, ação educativa que trabalha a importância da arborização para a construção de uma cidade mais sustentável.

O Nosso Pomar surgiu em 2017 com o objetivo de sensibilizar a população, principalmente jovens e crianças, acerca da importância da arborização da capital. O programa traz um componente inovador para o Plano Municipal de Arborização Urbana e associa o trabalho da educação ambiental a práticas de arborizações nas escolas e em outros espaços públicos de Aracaju.

“Nas ações fazemos o plantio, ensinamos sobre os princípios das mudas de plantas e trabalhamos a educação ambiental, tratando sobre a importância dos cuidados com as árvores”, ressalta o coordenador do Horto Florestal da Sema, Vitor Melo.

De acordo com Vitor, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Sema leva o Nosso Pomar às escolas municipais de Aracaju que tenham a estrutura para receber o projeto, que já contemplou 16 escolas municipais de ensino fundamental e da educação infantil.

Entre as escolas beneficiadas com o projeto está a Escola Municipal de Ensino Infantil José Garcez Vieira, localizada no bairro Siqueira Campos. Segundo a diretora da unidade de ensino, Maria Angélica Santos, projetos como esse são de fundamental importância para trabalhar os cuidados com o meio ambiente junto à comunidade escolar.

“O projeto Nosso Pomar faz parte do projeto político pedagógico da nossa escola. Trabalhamos com as crianças a importância do amor e do cuidado com as plantas, aqui na escola o objetivo é que a criança, junto com a sua turma fique responsável em cuidar das árvores plantadas”, enfatiza Maria Angélica Santos.

A partir dessa iniciativa da gestão municipal, alinhada ao Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, já foram plantadas mais 260 mudas de árvores frutíferas em várias escolas da cidade.

Dentre as espécies plantadas estão pitombeira, jabuticaba, cajazeira, sapoteiro, pitanga, siriguela, cajueiro, goiabeira, entre outras frutíferas. De acordo com dados do programa, o uso de espécies frutíferas é uma estratégia de ação simbólica, educativa e produtiva.

“Através do projeto Nosso Pomar, as crianças terão o envolvimento com a educação ambiental. Por meio do plantio das árvores a gente consegue chamar a atenção dessas crianças e despertar o sentido de pertencimento daquele pomar que foi plantado por eles mesmos. Assim, chamamos a atenção das crianças, professoras e das famílias sobre a importância do cuidado com o meio ambiente”, ressalta o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos.