Usuários de unidades socioassistenciais de Aracaju prestigiam Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

Assistência Social e Cidadania
06/03/2020 15h52

Crianças e adolescentes acolhidos pelo Abrigo Caçula Barreto e Casas Lares da Secretaria Municipal da Assistência Social da Prefeitura de Aracaju puderam ver de perto as disputas das melhores duplas de vôlei de praia do país na manhã desta sexta-feira, 6, na penúltima parada do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia 2019/2020, que acontece até este domingo, dia 8, na arena montada na Passarela do Caranguejo, na Orla da Atalaia.

Para a secretária adjunta da Assistência Social de Aracaju, Selma França, o momento representa a articulação feita por toda uma equipe para garantir lazer e inclusão social daqueles que mais precisam de atenção.

“Além de desenvolvermos diversas atividades dentro dos nossos equipamentos, temos a preocupação de proporcionar momentos de lazer para os nossos meninos e meninas inserindo-os na sociedade através da arte, educação, cultura e esporte. Para isso, contamos com o apoio de duas instituições. Participar de um evento nacional como esse é uma oportunidade ímpar, a partir da qual eles puderam conhecer os grandes nomes do vôlei brasileiro e se divertirem”, destacou a secretária, ao agradecer a todos que contribuíram para esta ação.

Na oportunidade, as crianças e adolescentes acompanharam os jogos das duplas de vôlei, conheceram atletas de destaque nacional e pisaram na areia para experimentarem a sensação única de ser um profissional do voleibol. A ação foi idealizada pela Coordenadoria de Vôlei do Departamento de Esportes Amadores da Associação Desportiva Confiança e Federação Sergipana de Voleibol.

“Temos articulado muitas ações com parceiros que garantam espaços de lazer para as nossas crianças e adolescentes. Fomos convidados para o evento com toda estrutura necessária, uma experiência diferente onde puderam assistir a jogos de alta qualidade. Algumas crianças manifestaram a vontade de praticar o esporte e ficamos muito felizes. Nossa ideia é promover a inclusão deles na sociedade para que tenham acesso a todas as políticas públicas dentro do nosso município”, disse o coordenador da Proteção Especial da Assistência Social de Aracaju, Jhonatan Rabelo.

De acordo com o coordenador de vôlei do Departamento de Esportes Amadores da Associação Desportiva Confiança, Chico Albuquerque, o esporte é uma ferramenta que proporciona experiências emocionais e sociais.

“Acreditamos em inclusão social através do esporte no sentindo de que eles possam vivenciar novas realidades. Ao mesmo tempo em que estão muito próximos deles, também estão muito distantes. Como temos acesso ao evento através da Federação Sergipana de Voleibol e do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, pensamos: porque não trazê-los para vivenciar os torneios de voleibol de alto nível do país? Fizemos questão de presenteá-los com a camisa do clube para eles sentirem a energia do esporte e usufruir de todos os espaços que lhes é de direito”, destacou.