Prefeitura sensibiliza contra violações de direito de crianças no Circuito de Vôlei de Praia

Assistência Social e Cidadania
08/03/2020 15h37

Pela segundo dia consecutivo, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, esteve presente na penúltima etapa do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia 2019/2020, na Praia da Atalaia, na manhã deste domingo, 8, em uma ação de sensibilização social contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Segundo o último levantamento feito pelo Conselho Tutelar de Aracaju, no ano de 2018, foram registradas 747 violações de direitos de crianças e adolescentes na área que abrange o 5º distrito da capital, como os bairros Santos Dumont/Tamandaré, Olaria/Nossa Senhora da Liberdade I, II, III, Lamarão, Bugio, Jardim Centenário, José Conrado de Araújo, Soledade, Veneza I e II.

De acordo com a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, a sensibilização deve acontecer em todos os espaços para que casos de violações contra meninos e meninas sejam denunciados para garantir a proteção, defesa e os direitos dessa parcela da população.

“A conscientização sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes deve estar presente em todos os ambientes, inclusive no esporte. Em vários contextos da sociedade, ainda vemos esse mal acontecer de forma oculta, passando despercebido pelos olhos dos cidadãos. Para evitar que mais casos aconteçam, nossas equipes são mobilizadas para realizar ações em espaços públicos e privados sobre essa e outras temáticas trabalhadas pela secretaria. Entendemos a importância do nosso papel no meio social para que possamos diminuir esse índice. Uma responsabilidade social com o cidadão aracajuano”, destacou.

De acordo com a gerente da Média Complexidade da Proteção Social Especial da Assistência Social de Aracaju, Vanessa Barreto, a equipe da Abordagem Social foi composta por educadores sociais, psicólogos e assistentes sociais dos quatro Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) da capital e do Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP).

“Viemos com a proposta para que o público conhecesse os tipos de abuso, saber o que é a exploração sexual, como ela acontece e onde podem estar fazendo a denúncia. Estamos em um espaço privilegiado, com um grande volume de pessoas, na perspectiva de levar as informações para serem multiplicadas com outras pessoas e combater esse crime”, explicou.

A educadora social Ana Elisabeth Oliveira atua no Creas Viver Legal, no bairro Ponto Novo, foi a idealizadora da ação. Diariamente, ela faz o acompanhamento de vítimas de violência física, doméstica, sexual e psicológica e entende o quanto é fundamental o apoio da população para a denúncia dos crimes.

“Sempre buscamos realizar ações de conscientização em eventos como esse, divulgando o trabalho desenvolvido diariamente pelas equipes da Abordagem Social. Precisamos que as pessoas saibam o que está acontecendo e nos ajudem através do disk denúncia. Dessa forma, eles podem estar ajudando a uma criança ou adolescente. É um trabalho em conjunto com a população aracajuana para combatermos essa realidade”, contou.

A técnica de enfermagem Angelina Conceição, 43, foi uma das mulheres abordadas pela equipe. “É uma ação muito importante, diversas crianças sofrem com essas situações. É necessário acontecer intervenções como essa, onde os profissionais nos explicam sobre o tema e tiram dúvidas para que possamos denunciar os casos”, disse.

Para o analista de recursos humanos, Alysson Lima, a ação é fundamental. “Acho muito importante tratar desse tema, é sempre bom alertar a população. Infelizmente, existem crianças que sofrem abusos e precisamos cuidar delas. A iniciativa de vocês foi muito boa, estão de parabéns”, observou.