Prefeitura garante suporte logístico ao IBGE para realização do Censo 2020

Agência Aracaju de Notícias
09/03/2020 17h00

De modo a garantir o sucesso da realização do Censo Demográfico 2020 na capital sergipana, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Prefeitura de Aracaju firmou parceria com o órgão federal a partir da qual assegura apoio logístico ao programa censitário.

Em Aracaju, 568 recenseadores trabalharão na coleta de informações entre os meses de agosto e outubro deste ano em nove postos estratégicos de coleta. Para tanto, a Prefeitura atua na divulgação institucional do Censo para garantir segurança durante a coleta de dados, e disponibiliza espaços nas escolas municipais para ocupação dos recenseadores durante o processo.

“Nós conversamos com o prefeito [Edvaldo Nogueira], fizemos algumas solicitações que ele aceitou de bom grado. Temos conversado com alguns secretários e todos com os quais já falamos estão sendo bem receptivos e têm nos dado todo o apoio que nós precisamos”, afirma o coordenador de área do IBGE de Aracaju, Leonardo Gomes Oliveira.

Em relação aos espaços das escolas municipais solicitados pelo órgão que realizada o Censo, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) encaminhou ao Instituto uma relação de unidades com possíveis espaços disponíveis.

Além disso, o IBGE conversou com a Semed para implantar nas unidades de ensino fundamental da rede municipal, ainda neste ano, o programa IBGE Educa, voltado para professores e alunos. “Entramos em contato com a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Tavares Leite sobre o IBGE Educa para apresentá-lo a professores e alunos, e reforçar a importância da participação popular do Censo 2020, já que esse é um dos objetivos desse programa. Ou seja, mostrar aos alunos como, por exemplo, contar às pessoas que moram no seu quarteirão e o porquê de saber esses números. E o próprio aluno, ao ouvir o professor falar sobre o Censo, contará aos pais sobre a importância de receber o recenseador em casa”, explica o coordenador técnico do Censo, Vinícius Rocha.

Sobre a possibilidade dos recenseadores e agentes censitários utilizarem gratuitamente o transporte público coletivo de Aracaju, há conversas com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Setransp), que avalia a possibilidade de repetir a parceria firmada no Censo de 2010. A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), também conversou com o IBGE para tratar do passe livre. “Conversamos com o superintendente Renato Telles que se mostrou aberto à proposta. Agora vamos passar o número exato de recenseadores e agentes censitários para que a proposta seja avaliada e a concessão do passe livre a esses profissionais possa ser dada”, explica Vinícius Rocha.

De acordo com a chefe da unidade estadual do IBGE, Adriane Sacramento, a colaboração mútua entre a Prefeitura de Aracaju e o IBGE permite que o Instituto realize o Censo 2020 tendo todo o apoio necessário que resulta na economia de subsídios e de tempo, e ajuda a Prefeitura a direcionar suas políticas públicas a partir dos dados obtidos.

“A Prefeitura tem nos apoiado bastante, principalmente no que se refere à divulgação da realização do Censo e dos espaços que precisaremos. Isso é excelente, pois nós precisaremos de muitos recenseadores e não temos como acomodá-los no nosso prédio para a realização desse trabalho”, explica.

O secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Augusto Fábio Oliveira, destaca o papel do IBGE em revelar os segmentos sociais da capital. "As informações traduzidas dos dados que o IBGE nos apresenta, fruto do acompanhamento constante da dinâmica social, nos oferecem um importante contributo para formular políticas públicas em sintonia com as demandas sociais. Nesse sentido, o IBGE tem um papel preponderante na estratificação dos dados que revelam o real perfil dos diversos segmentos da sociedade e suas principais tendências socioeconômicas", explica.