Atividade do Procon Aracaju torna alunos da rede municipal fiscais mirins por um dia

Procon Aracaju
11/03/2020 17h00

A Semana do Consumidor, promovida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), teve continuidade, nesta quarta-feira, 11, com uma ação educativa envolvendo alunos da rede municipal de ensino. Essa iniciativa de educação para o consumo faz parte do Planejamento Estratégico da administração municipal e visa formar cidadãos mais conscientes de seus direitos, voltada ao consumo consciente e inteligente.

Por meio de uma atividade desenvolvida pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa Consumidor (Procon Aracaju), 26 estudantes foram orientados sobre direitos básicos do consumidor e vivenciaram a experiência de fiscais por um dia.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressalta o impacto dessa experiência no processo de formação para o consumo consciente. “Tudo o que se aprende de forma lúdica, principalmente nessa idade, se transforma em costume. Isso influencia os familiares  e até mesmo os pais dessas crianças, com a promoção de uma cultura voltada ao consumo consciente e inteligente, levando em consideração o direito do consumidor. Essas informações irão permear a vida dessas crianças. Esse é um trabalho fundamental, que nos enche de alegria, e com certeza transforma a visão dessas crianças em relação aos seus direitos”, declarou o secretário. 

Participaram da atividade alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sabino Ribeiro, da qual a professora Luciana Trindade é coordenadora administrativa. Ela considera a atividade enriquecedora para a formação cidadã dos alunos.

"A gente fala muito sobre a construção da cidadania e, hoje em dia, deixar o conceito de cidadania só no livro, no papel, é muito difícil, pois é um conceito abstrato. Quando eles têm essa oportunidade, eles veem na prática o que é ser cidadão; o que é ter direitos e deveres e diferencias um do outro; saber exigir; propagar para as famílias e para a comunidade os direitos e deveres deles", declarou.

O trabalho voltado para o público infantil faz parte de um projeto contínuo do Procon Aracaju. O coordenador do órgão, Igor Lopes, reforça que o foco é apresentar as noções básicas os direitos consumeristas.

"Nós trouxemos alunos dessa escola municipal para vivenciar um dia de fiscal do Procon. Passamos algumas informações que elas já tinham conhecimento, pois já foram ouvintes das palestras que realizamos na escola. Hoje, na prática, puderam observar o que deve ser levado em consideração na hora da compra, como as informações referentes à validade e necessidade de precificação em todos os produtos, por exemplo. Indicamos, também, quais os produtos que devem ter o selo de certificação do Inmetro", detalhou.

Para Amanda Santos, de 11 anos, foi um momento de muitas descobertas. "Gostei, porque descobri várias coisas sobre os produtos e sobre como verificar a data de validade dos produtos", pontua, afirmando, também, que irá compartilhar o conhecimento com os seus pais.

Alice Mendonça, de 9 anos, revela o que mais chamou a atenção. "Eu achei legal. A gente aprendeu a quando for no mercado verificar bem as coisas. Olhar bem os preços, a data de validade e quando o produto estiver amassado não pode ser vendido", disse a aluna.

A ação com a parceria do shopping Jardins, que possibilitou um momento de lazer às crianças, após as práticas do Procon. A analista socioambiental do shopping, Viviane Andrade, ressalta o compromisso com ações do âmbito social e educativo.

"Dentro do nosso compromisso socioambiental, o shopping presa muito por esse tipo de ação e as portas estão sempre abertas, para crianças de escolas públicas e instituições sociais. Essa é, também, uma oportunidade para que muitas delas passem a conhecer o shopping, conhecer um pouco das nossas ações e se divertir", indicou.