Prefeitura encerra ‘II Encontro Intersetorial do Programa Bolsa Família’

Assistência Social e Cidadania
12/03/2020 17h55

Atualmente, a capital sergipana conta com aproximadamente 30,5 mil famílias beneficiárias do programa de transferência de renda do governo federal, o Bolsa Família, de acordo com os dados da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério da Cidadania. Visando fortalecer a oferta do serviço e tornar o acompanhamento familiar mais humanizado, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, em parceria com as secretarias da Educação e Saúde, realizou o “II Encontro Intersetorial do Programa Bolsa Família’, evento encerrado nesta quinta-feira, 12.
 
Promovido durante dois dias, o encontro teve como objetivo sensibilizar os gestores e operadores sobre a importância da sistematização e análise das informações relacionadas às condicionalidades do programa, discutir temas pertinentes à operacionalização da oferta do programa, fortalecer o trabalho intersetorial por meio da participação ativa dos trabalhadores em meio às discussões e proporcionar aos participantes novos conhecimentos técnicos referentes ao atendimento e à garantia do benefício. 

O encontro contou com apresentações culturais, palestras, debates, mesa redonda com representantes da Coordenação Estadual do PBF da Educação, Saúde e Assistência Social, além da avaliação das propostas retiradas do ‘I Encontro Intersetorial do Programa Bolsa Família’, que foi realizado em 2018, na capital sergipana.
 
Um dos temas discutidos foram as “Perspectivas do Programa Bolsa Família na Atual Conjuntura com Ênfase no Acompanhamento das Condicionalidades”, conduzido pela ex-conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social, ex-assessora especial do antigo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e atualmente colaboradora da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), a doutora em Sociologia, Luciana de Barros Jaccoud.

Para a secretária municipal da Assistência Social, Simone Passos, a promoção do evento faz com que os técnicos das três pastas dialoguem, melhorem o atendimento e tracem metas que façam com que as famílias cumpram as exigências estabelecidas para ter acesso ao Bolsa Família. 
 
“Durante dois dias, vimos os nossos técnicos completamente engajados nos debates e interessados em melhorar o acompanhamento das famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, que recebem o auxílio. Entendemos que o Bolsa Família é muito importante para uma parcela significativa da população. Muitas pessoas acham que o programa se resume a uma renda, mas trata-se de algo muito mais amplo. É através do Bolsa que fazemos com que as nossas crianças estejam nas escolas, com uma saúde melhor e, consequentemente, com mais qualidade de vida”, destacou Simone.

Mais de 250 profissionais participaram do evento, que foi realizado no Comfort Hotel. A cadastradora do Bolsa Família, Ingrid Jurubaba, avaliou a oportunidade como enriquecedora. “Foi um momento de sensibilização e aprendizado. Aqui, fomos incentivados a conhecer melhor as famílias, fazer com que elas tenham acesso às oportunidades ofertadas para elas por meio da Assistência, Educação e Saúde. Nós, cadastradores, somos como uma ponte que liga o beneficiário ao programa e a garantia dos seus direitos. Os organizadores fizeram questão de reforçar isso”, disse.
 
Esta foi a segunda edição do evento promovido pela Prefeitura de Aracaju. No encerramento, os técnicos apresentaram diagnósticos das problemáticas à equipe da gestão. A secretária Simone Passos avaliou como muito pertinente as colocações feitas.
 
“Esse momento foi muito importante para termos um feedback do profissionais que atuam na ponta. Isso é muito bom para gestão, que acaba tendo um panorama dos principais desafios e passa a atuar para melhorar cada vez mais o serviço”, pontuou Simone.