Mais de 70 Servidores da Prefeitura são capacitados em curso básico de Libras

Planejamento e Orçamento
13/03/2020 15h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio de da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), com o objetivo de promover a inclusão social, realizou nesta sexta, 13, mais um curso de Língua Brasileira de Sinais Libras (Libras). O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura e foi mediado pela professora Luciana Daltro e pela instrutora Laís Helena, ambas pós-graduadas na língua de sinais.  

Durante toda a manhã, servidores de diversos órgãos vinculados à Prefeitura conheceram sobre as técnicas da língua e puderam praticar os sinais para a comunicação com os surdos. "Hoje, tivemos uma ótima experiência com os servidores, que precisam ter contato com os surdos. O curso os ajudou a conhecer e se comunicar melhor com a gente”, disse a instrutora Laís Helena, em Libras, com o auxílio da intérprete Luciana Daltro.

Esta é a segunda turma de Libras que a Escola de Governo realiza neste ano. Para Luciana, é necessário que os servidores público saibam pelo menos o básico da Língua de Sinais, para que possam receber bem, em suas respectivas áreas, as pessoas surdas. Ela também pontuou que é necessário ter uma comunicação melhor com os deficientes auditivos, para que eles possam estar incluídos na sociedade.

Maria do Socorro, que trabalha na Unidade de Saúde Ávila Nabuco, disse ter aproveitado muito a atividade, e enfatizou a importância da Libras. “Eu acho muito importante capacitações como essa, principalmente quando as mediadoras são tão bem preparadas. Na verdade, devia fazer parte da grade de todas escolas, para que as pessoas tenham um conhecimento maior dessa língua", contou, acrescentando que os profissionais, principalmente os da Saúde, devem estar bem preparados para atender essa parte da população”, contou.

Quem também participou da aula foi a professora da Escola Municipal Alencar Cardoso, Maria de Lourdes Andrade. Para ela, o curso é fundamental para os servidores públicos que atuam diariamente junto à população. "Na minha área mesmo, que é da educação, é muito essencial, pois facilita a comunicação em todos os sentidos. Na escolas tem muitas crianças com deficiência auditiva, mas nem todos os professores sabem se comunicar com elas", justificou.