Censo Demográfico, que conta com apoio da Prefeitura, é transferido para o ano que vem

Agência Aracaju de Notícias
18/03/2020 08h46

A Prefeitura de Aracaju presta apoio ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que anunciou a transferência do Censo Demográfico para 2021, atendendo, assim, às recomendações do Ministério da Saúde relacionadas às medidas preventivas a respeito do COVID-19. A gestão municipal é parceira do IBGE desde o início do processo para a realização do trabalho censitário, e por este motivo também é aliada para fortalecer medidas que visam à prevenção e, consequentemente, a proteção da população.

A Prefeitura atuava na divulgação institucional do Censo para garantir segurança durante a coleta de dados, e disponibilizava espaços nas escolas municipais para ocupação dos recenseadores durante o processo. Com a medida, essas ações serão adiadas até a retomada, em 2021.

De acordo com o IBGE, a decisão considera a coleta de informações a domicílio com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional.

O adiamento se aplica, ainda, à realização de toda a cadeia de treinamentos para a operação censitária, cuja primeira etapa se iniciaria em abril de 2020, de forma centralizada, e posteriormente replicada em polos regionais e locais até o mês de julho.

Conforme divulgado pelo órgão, para realização da operação censitária em 2021, o IBGE estabeleceu formalmente com o Ministério da Saúde o compromisso de realocar o orçamento do Censo 2020 em prol das ações de enfrentamento ao coronavírus, mantidas por aquele Ministério. Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE.    

O próximo Censo Demográfico terá como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021.

O processo seletivo para contratação de recenseadores e supervisores está suspenso. Candidatos que já efetuaram pagamento de inscrição serão reembolsados conforme orientações a serem publicadas nos próximos dias.

Com informações do IBGE