Prefeito reúne Conselho de Desenvolvimento Econômico e pede união contra coronavírus

Agência Aracaju de Notícias
19/03/2020 15h45

O prefeito Edvaldo Nogueira convidou os membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Comden), na manhã desta quinta-feira, 19, para uma reunião extra para tratar da pandemia de coronavírus em Aracaju. No encontro, o gestor pediu que todos estejam unidos “para criar um movimento voltado para a proteção da cidade contra o vírus”. O gestor municipal enfatizou a necessidade da unificação para combater a pandemia. Ele detalhou todos os protocolos adotados pela administração municipal para o enfrentamento à Covid-19, definidos no Plano de Contingência, e as medidas estabelecidas pelo decreto municipal, para conter a disseminação da doença na cidade.

O prefeito aproveitou a oportunidade para anunciar iniciativas do município para desburocratizar o processo de abertura de empresas de baixo e médio risco, assim como para o fechamento de empresas que não tenham pendências com o município. A reunião foi acompanhada pelo secretário da Fazenda, Jeferson Passos, pela secretária da Saúde, Waneska Barboza, pela Diretora de Vigilância Epidemiológica, Taíse Cavalcante e pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Josenito Vitale.

“Estamos vivendo um momento nunca enfrentado pelas nossas gerações, em termos de consequências geradas por uma pandemia. Estamos vendo países de primeiro mundo em situação de extrema emergência e com a chegada do vírus ao Brasil, assim como em nosso estado, se faz necessário uma reação enérgica para contê-lo, o quanto antes. O coronavírus não tem ideologia, partido, cor, nada disso. Ele atinge a todos. E assim como aconteceu com as entidades de saúde, fiz questão de convidar vocês, representantes das entidades empresariais e da sociedade civil para mostrar as medidas que já estão sendo adotadas pela Prefeitura e para que possamos nos unir nesta luta que será difícil, mas que venceremos”, destacou o prefeito.

Ao apresentar o Plano de Contingência para as entidades, Edvaldo explicou as etapas a serem seguidas mediante os avanços do coronavírus na capital, a exemplo do fluxograma de atendimentos nas unidades de saúde para os pacientes sintomáticos. Na sequência, o prefeito esboçou o decreto municipal, que estabelece medidas para o enfrentamento ao coronavírus na cidade. Edvaldo destacou que o documento foi assinado na segunda-feira, 16, e tem sido atualizado conforme novos casos são confirmados na capital. Ao todo, Sergipe registra, no momento, seis casos confirmados de infecção pelo coronavírus, sendo cinco em Aracaju e um na cidade de Propriá.

“Assim que ouvi as primeiras notícias sobre o surto na China, chamei a secretária da Saúde e começamos a preparar o Plano de Contingência, nos antecipando, para enfrentar eventualidades. É um plano muito bem elaborado que estabelece medidas para todas as etapas. É um plano que nos coloca à frente e que mostra que estamos preparados, porque ele atende a todas as consequências. Da mesma forma, elaboramos um decreto municipal que estabelece medidas para o enfrentamento ao coronavírus na capital. Entre elas estão a suspensão das aulas na rede municipal e particular por 15 dias, a suspensão das atividades em cinemas, teatros, casas de show e academias, o cancelamento da programação festiva pelo 165 anos de Aracaju, a criação do 156 para orientações sobre o coronavírus, a criação de um conselho de operações e a disponibilização de 1 mil serviços online para que as pessoas não precisem se deslocar. Ou seja, medidas para restringir a circulação dos aracajuanos e conter a disseminação do vírus”, detalhou.

O prefeito propôs, ainda, a criação de um grupo no WhatsApp cujo objetivo principal será debater soluções colaborativas para o momento. “Estou completamente debruçado nas questões sobre o coronavírus. A Prefeitura não vai parar, mas estou voltado para este problema. Quero unir a cidade nesse enfrentamento. Tenho resiliência, coragem e vontade de trabalhar. Conto com o Comden para trocarmos ideias, sugestões e para que possamos tomar providências, juntos. O mundo será outro depois que essa pandemia passar, mas conheço o meu papel e vou honrá-lo, dignamente. Farei de tudo para que possamos passar por essa questão da melhor maneira e com a ajuda de cada um de vocês, tenho certeza de que conseguiremos”, frisou.

Sensibilidade

Os representantes das entidades elogiaram a iniciativa da Prefeitura de incluir o conselho nas discussões relacionadas à pandemia do coronavírus. “Vamos enfrentar um período de dificuldades, em que também é preciso pensar nas pessoas jurídicas e é justamente isso que a Prefeitura tem demonstrado, muita boa vontade e grande atenção com esses assuntos. São equações difíceis, estamos vivendo uma crise, a princípio, sem precedentes. É uma história nova e todos são responsáveis, precisam cooperar porque é a união que vai buscar as melhores soluções. Parabenizo a iniciativa da Prefeitura porque enxergo a sensibilidade de estar trazendo a essas reuniões, uma agenda importante e atenta ao comércio, às pessoas jurídicas e, principalmente, aos pequenos negócios, que o Sebrae tem que zelar pela sobrevivência”, avaliou o superintendente do Sebrae e membro do conselho, Paulo Do Eirado.

Da mesma forma, o presidente da CDL Aracaju, Breno Barreto, disse que a gestão teve “uma postura coerente”. "A Prefeitura teve a sensibilidade de ter nos chamado para discutir formas para amenizar os impactos que o coronavírus terá na economia da cidade. Inclusive, com a criação do grupo no WhatsApp, vamos manter esse elo de comunicação, contribuindo com sugestões e acredito que terá um impacto positivo na cidade como um todo. Estamos bastante preocupados com relação ao comércio, mas a Prefeitura se mostrou aberta  para que possamos buscar o consenso em tudo o que envolve as entidades e a gestão municipal”, declarou.