Novo decreto municipal altera expediente de órgãos e secretarias da Prefeitura

Agência Aracaju de Notícias
24/03/2020 17h10

A Prefeitura de Aracaju tem reunido, diariamente, os gestores das diversas pastas da administração municipal para implementar medidas emergenciais de enfrentamento ao novo coronavírus (covid-19). Ness sentido, nesta terça-feira, 24, a publicação do decreto municipal nº 6.103 alterou o expediente de alguns órgãos e secretarias municipais.

A medida se deve a confirmação de novos casos de contágio de covid-19, em Aracaju, o que demanda ainda mais atenção e atuação da administração municipal. Até o momento, 12 já casos de coronavírus já foram confirmados, na capital sergipana, e outros nove estão sob suspeita. 

Assim, o expediente municipal passa a ser das 7h às 13h. Estagiários contratados pela Prefeitura estão dispensados do expediente presencial durante a pandemia do coronavírus, conforme orientação de cada secretaria e órgão municipal.
 
“Precisamos, cada vez mais, restringir a circulação de pessoas e o poder público tem papel fundamental diante dessa situação. Por isso, estamos constantemente em reunião com os gestores das pastas para pensar em ações que possam contribuir para minimizar a proliferação do vírus. Também autorizamos os secretários a promover rodízios, decidir pelo trabalho home office, e assim ver a melhor maneira para que o máximo de pessoas fiquem em casa”, destacou o prefeito Edvaldo Nogueira, durante anúncio do novo pacote de medidas.

O decreto, entretanto, exclui a aplicação da medida a órgãos e entidades prestadores de serviços considerados essenciais ou que não podem parar o funcionamento. Desta forma, as secretarias municipais da Saúde (SMS), da Defesa Social e Cidadania (Semdec) e da Fazenda (Semfaz), a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), e as empresas municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e Obras e Urbanização (Emurb), seguem com o funcionamento normal, sem alteração no horário de expediente. 

Novos casos
Foram confirmados mais cinco novos casos de contaminação pelo coronavírus em Aracaju. Um deles é um homem, de 78 anos, que teve contato com o filho que veio dos Estados Unidos. O segundo, também é um homem, de 20 anos, que reside em São Paulo e teve contato com uma pessoa que testou positivo, também residente de São Paulo. Já o terceiro é uma mulher, de 61 anos, que teve contato com a filha que testou positivo em Aracaju. O quatro é uma mulher de 20 anos, que veio da Inglaterra recentemente e o quinto, também mulher, de 53 anos, que teve contato com o filho que veio de São Paulo. Com isso, sobe para 12 o número de casos confirmados do covid-19 na capital sergipana.