Recipientes com álcool em gel instalados pela Prefeitura no mercado central são danificados

Serviços Urbanos
30/03/2020 16h00

No Mercado Municipal Maria Virginia Leite Franco, região central da cidade, o trabalho de combate e prevenção ao novo coronavírus, desempenhado pela Prefeitura de Aracaju, tem sido prejudicado por ações de vandalismo. No local, oito, dos 23 recipientes com álcool em gel, que começaram a ser instalados no último dia 21 pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), foram danificados pela população. 

Distribuídos em pontos estratégicos, os dispensers deteriorados integram alguma das medidas que vêm sendo implementadas pela administração municipal para estimular a população a se prevenir contra à covid-19. De acordo com a Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa) da Emsurb, responsável pela administração do espaço, mesmo com o trabalho de fiscalização feito pela Emsurb, a colaboração da comunidade também se faz importante. 

“Além das medidas de inspeção e organização no interior dos mercados, realizado diariamente pelos fiscais, neste momento, nossa mobilização também é para controlar a entrada de pessoas no mercado, evitando situações de aglomerações e em cumprimento ao decreto municipal de enfrentamento a pandemia. Por isso, precisamos, também, da sensibilização e conscientização da comunidade”, explicou o diretor de Espaços Públicos, Bira Rabelo. 

Assim como o empenho das equipes da Emsurb, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) também adotou providências para inibir esta e outras práticas infratoras, somando-as às ações de patrulha que já são, regularmente, efetuadas no local. O diretor geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, reforçou a necessidade da colaboração da população.
 
"Apelamos para a consciência e bom senso da população, que precisa entender que o álcool em gel, que está sendo disponibilizado pela Prefeitura nos mercados, é para uso comum e precisa ser preservado. Após denúncias acerca de mau uso desses equipamentos temos reforçado o patrulhamento e contamos também com as denúncias dos cidadãos. Quem for flagrado danificando esses recipientes poderá ser preso e responderá judicialmente por suas ações”, ponderou o diretor da Guarda. 

Denúncias desse tipo de crime podem ser feitas à Ouvidoria da Emsurb, pelo telefone 3021-9908, ou diretamente à Guarda Municipal de Aracaju, através do telefone 153 ou por meio do WhatsApp 98166-8790.