Prefeitura intensifica atendimentos à população em situação de rua no enfrentamento à covid-19

Saúde
30/03/2020 16h38

Para evitar o avanço do contágio do novo coronavírus (covid-19) na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vem realizando ações estratégicas com as equipes do Consultório na Rua e do projeto Redução de Danos (PRD), que intensificaram suas atividades para mapear, monitorar, orientar e oferecer assistência à população em situação de rua, profissionais do sexo e usuários de álcool e outras drogas, na capital sergipana. 

As equipes atuam de forma itinerante, ofertando ações e cuidados de saúde para a população em situação de rua ou àquelas que por diversos motivos não acessam ou não são acessados pelos demais serviços de saúde, considerando suas diferentes necessidades de cuidado.  

De acordo com a coordenadora do projeto de Redução de Danos, Daniele Alves, a população em situação de rua já passa por diversos níveis de vulnerabilidade, e este tem sido o momento de unir forças para garantir melhores condições de vida.
 
“As iniciativas têm acontecido a partir das políticas públicas, mas também de grupos da sociedade civil que têm se unido em ações de arrecadação e doação de itens de higiene e de alimentação. Esta semana um restaurante da capital vai acompanhar o PRD em algumas das nossas ações cotidianas, realizando distribuição de sopa para as pessoas que já são acompanhadas por nossas equipes”, explicou. 

Ainda de acordo com Daniele, o projeto Redução de Danos oferece aos beneficiados educação em saúde sexual e orientações para redução de danos à saúde em decorrência do uso de álcool e outras drogas para a população em situação de rua, profissionais do sexo e usuários abusivos de álcool e outras drogas em espaços públicos.
 
“As equipes atuam em vários pontos da cidade, diariamente, nos três turnos, e realizam ações conjuntas com o Consultório na Rua, Abordagem Social, serviço especializado da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, e com os demais serviços da saúde”, enfatizou.

Segundo a coordenadora do programa Consultório na Rua, Jayane Trindade, o programa atua na garantia e ampliação do acesso aos serviços de saúde para a população em situação de rua.
 
“Intensificamos os atendimentos, abordando um maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade para detectar os possíveis sintomas do coronavírus. A partir disso, estamos realizando o acompanhamento desse usuário, fazendo encaminhamentos para as redes de atendimento socioassistenciais e de saúde, monitorando cidadãos assintomáticos, além de orientá-los sobre os cuidados necessários sobre o coronavírus”, explicou Javane.

O Consultório na Rua é um programa cujo objetivo é dar assistência em saúde para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. O programa possui uma equipe mutiprofissional composta por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo e auxiliar de enfermagem que realizam procedimentos como curativos, limpeza de ferimentos, aferição da pressão arterial e testes rápidos de Glicemia, HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além da distribuição de medicamentos e preservativos e articulações com a rede socioassistencial, buscando a garantia dos direitos humanos.