Com live nas redes sociais, Prefeitura esclarece dúvidas sobre auxílio emergencial

Assistência Social e Cidadania
06/04/2020 11h40

Na manhã desta segunda-feira, 6, a Prefeitura de Aracaju realizou uma transmissão ao vivo - live - em suas contas nas redes sociais sobre a concessão do auxílio emergencial, anunciado pelo governo federal, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid-19). A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal da Assistência Social, objetivou esclarecer dúvidas da população sobre o benefício.

A live foi transmitida no Instagram e Facebook da administração municipal e contou com a participação de quase quatro mil internautas, que tiveram suas principais dúvidas esclarecidas, como o @samuelsilva3631, que gostaria de saber se, para quem não possui cadastro algum, "vai existir um aplicativo para fazer o cadastro” e a @vaniaaprsant, que perguntou se “quem recebe o Bolsa Família tem direito a receber também os R$ 600”.

Na transmissão ao vivo, Samuel e Vânia souberam que o Ministério da Cidadania disponibilizará um aplicativo a partir desta terça-feira, dia 7, para quem não é inscrito no Cadastro Único realizar o cadastro, e que beneficiários do Bolsa Família não precisam se inscrever no aplicativo, pois já estão inscritos na base de dados e poderão escolher se receberão o Bolsa Família ou a renda emergencial, optando pelo valor mais vantajoso.

De acordo com a diretora de Políticas de Transferência de Renda da Assistência Social de Aracaju, Rosária Rabelo, 74 mil aracajuanos estão inseridos no Cadastro Único para programas sociais do governo federal no município. Desses, cerca de 51 mil famílias estão aptas a receber o auxílio, além dos cidadãos que cadastrarão seus dados pessoais no aplicativo para cadastro.

“A interação foi muito boa, várias pessoas fizeram questionamentos. É de extrema importância esclarecer as informações para a população porque muitos ainda têm dúvidas. Precisamos deixar claro quais os requisitos necessários para ter acesso ao benefício emergencial, pois a ansiedade para receber o pagamento é muito grande, principalmente daqueles que estão desempregados e não estão suprindo suas necessidades. É primordial sermos transparentes nesse momento para levar informações verdadeiras para todos”, salienta a diretora.

Para quem não acompanhou a transmissão, todo o conteúdo está disponível nos perfis da Prefeitura de Aracaju nas redes sociais.

Central de Atendimento

Desde o dia 1º de abril, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, disponibilizou uma linha telefônica exclusiva para orientar a população aracajuana sobre a concessão do benefício de R$600.

O número de atendimento da central é o (79) 3304-3535, e está disponível de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Fora do horário do expediente, as informações podem ser acessadas através do site e redes sociais da prefeitura.