Serviços de limpeza da Prefeitura integram as ações de combate à dengue e outras doenças

Serviços Urbanos
14/04/2020 16h10

A Prefeitura de Aracaju segue realizando, de forma contínua, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), ações de limpeza pública para, entre outros propósitos, prevenir a proliferação do Aedes aegypti.

Neste sentido, essas intervenções têm sido direcionadas a todas as regiões da capital, sobretudo às que demandam maior atenção, de acordo com os dados do último Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), divulgados no início do mês. 

Para garantir mais eficácia a esse serviço, a Diretoria de Operações (Dirop) da Emsurb aplica o método de limpeza geral, o qual concentra várias frentes de trabalho. Entre os serviços ofertados estão a roçagem mecanizada, nos terrenos e áreas verdes, a capinação e varrição em ruas e avenidas, assim como o recolhimento de resíduos, com uma atenção maior aqueles que possam servir de criadouro para o agente transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e a febre amarela urbana.

Nesta terça-feira, 14, estão sendo atendidos, por meio deste trabalho, os bairros Cidade Nova, Getúlio Vargas, Luzia, Coroa do Meio, Soledade, Capucho, Jabotiana, Suíssa, Olaria, Santos Dumont, 17 de Março, América, Siqueira Campos e Porto Dantas. 

Além de seu cronograma regular, a Emsurb também vem somando forças aos mutirões semanais, promovidos pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). De julho de 2019, quando foi iniciado o Plano de Intensificação das Ações de Combate ao Aedes aegypti, até o primeiro trimestre deste ano, foram executadas 34 operações, em toda a cidade, para eliminação de focos do mosquito. 

“Durante estas intervenções, o trabalho é desempenhado em todas as ruas do bairro, observando também terrenos e casas em situação de abandono. É comum encontrarmos um número grande de resíduos, como sofás, geladeiras, garrafas PET e copos descartáveis, jogados irregularmente nestes locais, e que acabam servindo como reservatórios de água parada”, explica o coordenador de Manutenção de Vias Públicas da Emsurb, Everaldo Ferreira.

Do mesmo modo, a partir de um roteiro definido semanalmente, serviços como Cata Treco e Coleta Seletiva também contribuem no enfrentamento ao mosquito. Por meio destes programas, materiais como pneus, garrafas, mobílias e demais objetos sem serventia, são recolhidos e encaminhados para cooperativas de reciclagem parceiras da Prefeitura de Aracaju.

“Toda segunda-feira, de maneira a complementar o trabalho de combate ao Aedes aegypti, a região atendida pelo mutirão é inserida na programação do Cata Treco. Da mesma forma, a oferta regular da coleta domiciliar de lixo também representa mais um esforço da administração municipal para evitar situações de descarte inadequado em terrenos e áreas públicas”, ressalta o diretor Bruno Moraes. 

Mutirão de combate ao Aedes aegypti
Conforme o cronograma, no próximo sábado, dia 18, o mutirão de combate ao Aedes aegypti acontece no bairro Suíssa. Os trabalhos serão iniciados às 8h e o ponto de concentração das equipes será a Unidade Básica de Saúde Amélia Leite, situada na rua Tenente Wendel Quaranta, 1863.