Em Aracaju, cobertura vacinal de idosos supera os 100% na primeira etapa da campanha

Agência Aracaju de Notícias
18/04/2020 04h00

A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza, que teve como público alvo os idosos e os profissionais da saúde, foi concluída na quarta-feira (15). Em Aracaju, a cobertura vacinal superou os 100% de idosos previstos e mais de 70% dos profissionais da saúde, e a capital sergipana foi a terceira do Nordeste a atingir a meta.
 
Ao longo da primeira fase da campanha, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), adotou diversas medidas para atender o máximo de pessoas possível, além de resguardar os idosos, público que faz parte do grupo de risco do coronavírus (covid-19). 

Realizada todos os anos, a campanha de vacinação, normalmente, acontece no mês de abril, no entanto, por conta da pandemia do coronavírus, o Ministério da Saúde (MS) antecipou para o mês de março. A Prefeitura de Aracaju, por sua vez, adiantou um pouco mais. Iniciada em todo o Brasil no dia 23 de março, na capital sergipana a campanha começou no dia 21 de março, medida que teve como objetivo evitar aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e afastar dos idosos o risco de contrair coronavírus. 

De acordo com dados da SMS, 53.182 mil idosos foram vacinados, o que corresponde a 105,23% do previsto. Já com relação aos profissionais da saúde, foram vacinados 16.568, o que equivale a 74,07% da meta vacinal.

“Neste ano, tivemos uma grande procura pela vacina e conseguimos bater a meta com relação aos idosos. A cobertura dos trabalhadores, embora esteja abaixo dos 90%, que é a meta, sabemos que as vacinações ainda estão acontecendo nas instituições onde liberamos a vacina e estamos aguardando o recebimento das produções e vamos alimentando o sistema à medida que recebermos. Todas as medidas adotadas pela Prefeitura foram com o intuito de evitar aglomerações e tivemos resultados eficazes neste sentido”, explica a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

Estratégias criativas
Visando evitar aglomerações nas UBS em virtude da covid-19, a gestão municipal intensificou ainda mais as estratégias da campanha e realizou, nos dias 2 e 3 de abril, de forma pioneira na capital, a vacinação através do sistema “drive thru”, imunizando os maiores de 60 anos dentro do carro, direto do estacionamento do Riomar Shopping.

A campanha nesse formato contribuiu para que o Município atingisse a meta ministerial. Foram imunizados mais de 4.700 idosos em apenas dois dias.

Outra estratégia da Prefeitura foi a vacinação itinerante desenvolvida no dia 7 na praça Zilda Arns, no bairro Jardins. No dia 14, os idosos puderam receber a vacina contra a Influenza na praça do final de linha do conjunto Bugio e no dia 15 a ação aconteceu no 28º Batalhão de Caçadores, no bairro 18 do Forte.

Para essas ações, a Prefeitura contou com a parceria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (Unit), Riomar Aracaju, Cruz Vermelha, Forças Armadas, e a atuação da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT)  e Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). 

Além dessas medidas, parte do quantitativo de vacina recebido pelo Estado também foi destinada aos idosos acamados que são acompanhados pelas suas Unidades Básicas de Saúde de referência. As doses foram entregues às UBS, conforme levantamento prévio feito pela Rede de Atenção Primária e, assim, as equipes se programam para ir até a residência dos acamados.

Segunda fase
A segunda fase da campanha iniciou já na quinta-feira (16), e contempla os profissionais da força de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

Os funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa e população privada de liberdade serão imunizados contra a Influenza nos locais onde se encontram, não havendo a necessidade de ir a uma Unidade Básica de Saúde para se vacinar.

“Na segunda etapa, assim como na primeira, o recebimento das vacinas continua sendo fracionado pelo Ministério da Saúde. Recebemos, ontem (15), as doses e já abastecemos as unidades. Nesta sexta, teremos uma nova reposição”, pontua a coordenadora do Programa de Imunizações e de Doenças Imunopreveníveis da SMS, Ilziney Simões.