Prefeitura garante atendimento a todas as solicitações feitas à Defesa Civil de Aracaju

Defesa Social e Cidadania
23/04/2020 18h00

As chuvas que atingem a capital nesta quinta-feira, 23, têm seus impactos monitorados pela Prefeitura de Aracaju. Desde a noite da última quarta-feira (22), as equipes estão em alerta para minimizar transtornos e atender aos chamados da população. Até as 17h, o pluviômetro instalado na zona Norte registrou 54.6 mm, nas últimas 24h. Nesse período cinco chamados foram registrados através do número emergencial 199, da Defesa Civil de Aracaju, todos prontamente atendidos.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), Luís Fernando Almeida, reforça que as equipes continuam em atenção, especialmente nas áreas de risco. "Percorremos toda a cidade, em ação integrada com órgãos estratégicos da Prefeitura de Aracaju. Especialmente nas áreas com risco de deslizamento de terra, alagamentos e inundações. Essa ação, executada a partir do monitoramento realizado pela Defesa Civil, possibilita a redução do tempo resposta para atendimento das necessidades que venham a surgir", detalhou.

Os chamados registrados ao longo do dia tiveram origem nos bairros Cidade Nova, Jardim Centenário, Santo Antônio e dois deles no bairro Soledade. Entre as ocorrências atendidas também esteve o desabamento de um muro no bairro José Conrado de Araújo, sem registro de pessoas atingidas. Em todas as solicitações foram realizadas as avaliações de risco, com adoção de medidas cabíveis e orientação aos solicitantes, assim como auxílio em caso de proteção de bens.

O coordenador da Defesa Civil municipal, major Sílvio Prado, ressalta que as ações passaram a ser intensificadas a partir do recebimento de alertas dos centros de meteorologia, que indicaram a probabilidade de chuvas ainda na noite da quarta-feira (22). "A Defesa Civil, além do monitoramento, realiza o atendimento a todas as ocorrências registradas através do número emergencial 199", pontuou.

Entre os locais por onde as equipes já estiveram estão os bairros Luzia, Cidade Nova, Porto Dantas, Japãozinho, Treze de Julho, Santa Maria, Soledade, Santo Antônio, São Conrado e Jabotiana. A Defesa Civil também monitora a avenida Euclides Figueiredo e Airton Teles.

"A Euclides Figueiredo vem respondendo muito bem a esse acumulado de chuvas. Desde sábado, são cerca de 116 mm, e em nenhum momento a avenida precisou ser interditada, ou demandou desvio de veículos na região, pois a obra de drenagem permite o fluxo e drenagem dessa água de maneira rápida. Um pequeno represamento foi registrado, mas essa água rapidamente escoou, sem prejuízos ao trânsito", avaliou o coordenador da Defesa Civil, destacando que a área permanece sendo monitorada pelas equipes.
Em caso de emergência, a Defesa Civil de Aracaju pode ser acionada através do número 199, que funciona 24h, todos os dias da semana.