Prefeitura realiza a colocação de balcões frigoríficos na feira do Santos Dumont

Serviços Urbanos
07/05/2020 12h49

Por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju iniciou nesta quinta-feira, 7, a colocação de balcões frigoríficos na feira livre do bairro Santos Dumont, zona Norte da capital. A ação ocorre em conformidade com o recente processo licitatório de reorganização destes espaços, assegurando as condições sanitárias necessárias para a comercialização de produtos de origem animal.

No último dia 30, os feirantes foram comunicados por equipes da empresa municipal acerca da implementação do novo formato nas feiras livres do município, com a colocação de novas bancas, entre outros equipamentos. De acordo com a Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), a efetivação do novo modelo ocorre de forma gradativa.

“Seguindo o novo formato, o processo de reestruturação manterá toda a infraestrutura de comercialização padronizada, em todas as feiras livres da cidade, seguindo os aspectos técnicos necessários para o início dos serviços previstos em contrato com a Locazil [empresa concessionário do serviço]. Também em alinhamento com a empresa, a readequação acontece, inicialmente, nas feiras de menor porte", ressalta o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Até o momento, já foram contempladas as feiras livres do Batistão e do Jabotiana e, segundo o cronograma, a próxima readequação ocorrerá no bairro Grageru. Além das estruturas para produtos que exigem refrigeração, a exemplo da carne, frango, peixe e derivados do leite, a empresa concessionária do serviço disponibilizará, também, bancadas para manipulação e corte destes produtos.

Feiras Retomadas
Desde o último dia 18, a Prefeitura de Aracaju determinou, por meio de decreto, a retomada de 16 feiras livres da capital sergipana, com a aplicação de medidas de prevenção ao novo coronavírus, dentre as quais a ampliação no espaçamento e redução de bancas. Desta forma, seguem em funcionamento, a feira do Batistão (terça-feira); dos conjuntos Dom Pedro e Orlando Dantas (quarta-feira); dos bairros Santos Dumont e Jabotiana (quinta-feira); do Castelo Branco, Suíssa, Agamenon e Aruana (sexta-feira); do Grageru, Santo Antônio e 18 do Forte (sábado); e dos bairros América, Bugio, Coqueiral e Santa Maria (domingo).