Central de regulação de leitos da Prefeitura controla portas de entrada do Hospital de Campanha

Agência Aracaju de Notícias
27/05/2020 16h00

Assim como os demais leitos de retaguarda preparados pela Prefeitura de Aracaju para os casos de covid-19, os leitos do Hospital de Campanha Cleovansóstenes Pereira Aguiar são regulados pela Central de Regulação de Leitos da Secretaria Municipal da Saúde.
 
Com isso, ficam estabelecidas como portas de entrada para o hospital de campanha as oito Unidades Básicas de Saúde que atendem exclusivamente os casos de síndromes gripais e a rede de urgência e emergência pelo Hospital Desembargador Fernando Franco (Zona Sul) e Unidade de Pronto Atendimento Dr. Nestor Piva (Zona Norte).

Esse fluxo visa permitir que a rede tenha a noção exata dos leitos disponíveis, para que cada paciente possa ser direcionado para o leito que melhor irá servi-lo, de acordo com os sintomas que apresenta.  

A partir das demandas, a equipe da Central de Regulação de Leitos de Aracaju, composta de médicos e enfermeiros, analisa os casos de acordo com o nível de prioridade. O trabalho é desempenhado 24 horas por dia, em regime de plantão.

Conforme explica a coordenadora da Regulação de Leitos de Aracaju, Talita Siqueira, a partir do momento em que o paciente entra por um desses acessos e precisa ser internado, com caso suspeito ou confirmado de covid-19, o médico vai fazer a solicitação de vaga.

“Quando o médico da unidade faz a solicitação, esse pedido chega na Central e o médico regulador vai avaliar, classificar a prioridade, ver qual o perfil desse paciente e para qual unidade de retaguarda ele vai”, afirma a coordenadora da Regulação.

De acordo com Talita, essa equipe da Central de Regulação de Leitos de Aracaju conta com profissionais que já faziam parte do Núcleo de Controle, Avaliação e Regulação (Nucar) da SMS. São esses profissionais que recebem as solicitações de vagas de leitos e destinam, via sistema, para onde o paciente será encaminhado.

“O primeiro passo para ele solicitar a vaga é preencher o formulário, sinalizando se é para leito de enfermaria ou UTI. Após o preenchimento, o paciente vai ser direcionado para uma classificação de prioridade nas cores verde, amarelo ou vermelho. Quando chega a solicitação no sistema, o médico regulador já visualiza a classificação do paciente, iniciando a regulação pelos pacientes vermelhos, que serão classificados como os casos mais críticos”, detalha a coordenadora, explicando que após a devolutiva com a liberação do leito, o médico solicitante já recebe a informação sobre para qual o unidade e leito que o paciente será deslocado.

Desta maneira, os aracajuanos não devem procurar o Hospital de Campanha para o primeiro atendimento em caso de suspeita de covid-19.