Segunda parcela do auxílio emergencial de R$600 começa a ser liberada

Assistência Social e Cidadania
18/05/2020 13h00

A partir desta segunda-feira, 18, a Caixa Econômica Federal inicia o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de R$600, do governo federal, destinado aos trabalhadores informais afetados pela crise do novo coronavírus (covid-19), que receberam a primeira parcela do benefício até o dia 30 de abril. A ordem de pagamentos obedece ao número do Número de Identificação Social (NIS), assim como ocorre todos os meses para quem tem direito ao programa.

Para evitar aglomerações em agências bancárias e postos de atendimento, o Ministério da Cidadania organizou um cronograma com datas de pagamento do auxílio. Para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento ocorrerá de 18 a 29 de maio; o calendário para depósito em poupança social digital de 20 a 26 de maio (neste caso, o dinheiro estará disponível apenas para pagamentos de contas); para as pessoas que estão com a conta social digital, o saque e a transferência do recurso acontecerá de 30 a 13 de junho.

Apenas quem recebeu a primeira parcela até 30 de abril irá receber o segundo depósito dentro desse cronograma. Ainda não há previsão para a segunda parcela daqueles que tiverem o pagamento liberado após essa data.

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Assistência Social, criou um canal de comunicação para tirar dúvidas dos beneficiários da capital sergipana através do número de telefone (79) 3304 – 3535. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 8h às 17h. Fora do horário do expediente, as informações também podem ser acessadas no site e redes sociais oficiais da Prefeitura.

A Prefeitura vem desempenhando estratégias de combate à covid-19 para que a população cumpra o distanciamento social de, no mínimo, dois metros, como recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Neste sentido, a Prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), colocou em prática um plano de ação no entorno da Agência Serigy, a mais movimenta da Caixa na capital, com instalação de toldos; disposição de cadeiras ordenadas; acesso preferencial; disciplinadores, banheiros químicos e lavatórios. Também foram montados banheiros e lavatórios no entorno das agências DIA (na avenida Hermes Fontes), Siqueira Campos e Melício Machado., com a instalação de toldos e cadeiras em frente a agências da Caixa, evitando aglomeração e a propagação da doença.

 
Para conferir o calendário detalhado clique aqui: