Prefeitura amplia processo de readequação das feiras livres da capital

Serviços Urbanos
02/06/2020 15h47

A Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), vem ampliando as readequações das feiras livres da capital, como forma de garantir as condições sanitárias e de prevenção ao novo coronavírus.
 
Assim, nesta terça-feira, 2, o espaço de comércio situado ao lado do Batistão, recebeu em seus acessos unidades de toten dispenser para álcool em gel, o pedal gel, em mais uma iniciativa da gestão para evitar a propagação da covid 19.

De acordo com o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, a oferta do produto neste tipo de recipiente, com capacidade para cerca de 110 aplicações, já instalado nas feiras dos bairros Bugio e Coqueiral, se soma às demais medidas adotadas pela Prefeitura neste momento de enfrentamento à pandemia.

Ainda no âmbito dos critérios de prevenção definidos pela administração municipal contra o novo coronavírus, o presidente informou que desde a retomada das atividades das feiras, em 18 de abril, a Emsurb já colocou em prática o espaçamento e redução de bancas, uso de equipamentos, como lavatórios portáteis, fixação de material informativo e disponibilização de máscaras descartáveis e álcool em gel.

“Além disso, para proteger a saúde dos nossos colaboradores, reforçamos também os equipamentos de proteção individual (EPIs) utilizados pelos fiscais e pessoal de apoio, que neste momento atuam de forma voluntária. O nosso intuito é promover o cumprimento das normas de higienização e distanciamento social, preconizadas pelos órgãos da saúde”, reiterou Luiz.

Com relação ao empenho da Prefeitura para manter os mecanismos necessários para a comercialização dos produtos de origem animal, atendendo os aspectos técnicos previstos na licitação, o presidente salientou que, gradativamente, a Emsurb está implementando mudanças nas estruturas com a colocação de balcões frigoríficos e novas bancas. 

“Neste sentido, estamos realizando um trabalho paralelo de conscientização juntos aos feirantes sobre a importância da manutenção dos produtos dentro dos balcões refrigerados, de modo que as condições sanitárias para a venda desses tipos de produtos sejam asseguradas”, afirmou Luiz Roberto.

Das 16 feiras livres em atividade, já foram padronizadas as feiras do Batistão, Grageru, Suíssa, Jabotiana, Santos Dumont, 18 do Forte e conjunto Orlando Dantas. Na próxima sexta-feira, dia 5, o novo formato chegará à feira livre do conjunto Castelo Branco.