Prefeitura realiza nova capacitação para equipe médica que atua nos casos de covid-19

Agência Aracaju de Notícias
10/06/2020 16h00

Profissionais da equipe médica que atua no enfrentamento à covid-19 na rede municipal de Saúde passaram por mais uma capacitação nesta quarta-feira, dia 10. Ofertada pelo Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS), da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju, a atualização voltada à Intubação Orotraqueal/IOT e Acesso Central no contexto Covid-19 foi ministrada pelo médico Marcos Albuquerque, anestesista do Hospital Universitário de Sergipe. 

A capacitação reuniu os médicos do Hospital de Campanha Cleovansóstenes Pereira Aguiar e das Unidades de Pronto Atendimento. Coordenadora do Ceps, Jane Curbane explica que as capacitações são constantes e necessárias. “A formação acontece em várias temáticas, desde o processo de trabalho individual de cada profissional, como no caso dos fisioterapeutas, que treinam ventilação mecânica; ou dos médicos, com a questão de entubação do paciente”, afirma Jane.

Segundo ela, o objetivo é atualizar esses profissionais para essa nova realidade. “Precisamos garantir a segurança e a saúde do trabalhador, evitando contaminação e disseminação do vírus, e também um cuidado para que consigam fazer o melhor manejo clínico desse paciente”, ressalta. 

Para o anestesiologista Marcos Albuquerque, essa capacitação rotineira é importante para que se possa treinar o maior número de médicos possível. “Para que, diante da necessidade de ocupação de vaga de médicos que adoecem, eles possam substituí-los, possibilitando a continuidade do trabalho na terapia intensiva”, analisa.

O anestesiologista acredita que a pandemia traz um ineditismo que impõe essa atualização constante. Ele mesmo tem sido responsável por vários treinamentos na rede, como os voltados para paramentação e desparamentação, intubação, ventilação mecânica, acessos venosos, dentre outros.

“Essa nova forma de apresentação do coronavírus, que desenvolveu a covid-19, trouxe esse novo desfaio para o médico, seja em decorrência da gravidade da situação, da alta taxa de contaminação ou até da incidência de pacientes assintomáticos que podem levar a contaminação para outras pessoas”, argumenta.

“É importante que os médicos participem, sejam capacitados, porque Sergipe ainda está em curva de desenvolvimento da doença e todos devem estar preparados para atuar em caso de necessidade”, completa Marcos Albuquerque.
 
Ciente disso, o clínico geral Joventino Teodoro, que atua no Hospital Nestor Piva no tratamento da covid, foi um dos participantes da capacitação desta quarta. “Vejo esses treinamentos como de extrema importância, já que estamos num momento de pandemia, numa necessidade pública muito grande de que os profissionais de saúde tenham uma melhor capacidade de resposta a esses pacientes, principalmente aos que venham a ter um agravamento do quadro”, justifica Joventino.
 
Para ele, o desafio que os profissionais da área de saúde enfrentam, de fato, requer capacitação. “A gente só viu pandemias em livros, eu mesmo não imaginava que presenciaria uma. É um desafio muito grande para todos nós viver esse momento, por isso é importante essa atualização, para darmos o nosso melhor e conseguirmos levar maior conforto para nossos pacientes”, ressalta.