Equipes da Prefeitura de Aracaju realizam doação de sangue no Hemose

Defesa Social e Cidadania
17/06/2020 19h36

Nesta quarta-feira , 17, colaboradores da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), da Prefeitura de Aracaju, além de realizarem os trabalhos que já compõem a rotina do órgão, estiveram envolvidos, de maneira voluntária, em uma iniciativa que engrandece ainda mais o papel de cada um, em meio ao enfrentamento à covid-19: a doação de sangue.

A ação ocorreu para colaborar com a reposição de estoque do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), que sofreu decréscimo de, aproximadamente, 50%, em razão da pandemia.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, destaca a atenção dedicada às pessoas que mais necessitam. "Além do trabalho árduo que as equipes da Defesa Social têm realizado diuturnamente, nas fiscalizações, há também espaço para a solidariedade", pontuou.

A assessora de comunicação do Centro de Hemoterapia de Sergipe, Rosângela Cruz, ressalta o impacto das doações para o atendimento da rede. "Tomando por base que uma doação pode salvar até quatro vidas, essa é uma campanha que chega em um momento essencial para o Hemocentro. Isso porque, hoje, o Hemocentro está coletando uma média diária de 50 bolsas, que é um número insuficiente para atender toda a rede hospitalar do estado. Então, é importante que ações como essas se somem e se multipliquem por outros órgãos para que possamos atender com tranquilidade toda a hemorede", explicou.

Ao todo, 15 doadores se somaram na ação desenvolvida nesta quarta-feira. Participaram desse ato de solidariedade membros da Diretoria Administrativa e Financeira da Semdec, além da Defesa Civil e do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju). Somadas com as doações já realizadas por integrantes da Guarda Municipal de Aracaju, entre os dias 8 e 12, deste mês, é possível contabilizar 55 doações.

Doadores

Para a geóloga da Defesa Civil de Aracaju, Luísa Franco, essa foi a primeira experiência de doação de sangue. "O que mais motiva, nesse momento, é ajudar ao próximo. Esse é o primeiro sentimento, mesmo antes do receio por nunca ter feito isso antes. Mas ajudar ao próximo, com certeza, eleva a nossa vontade de estar aqui", revelou a geóloga.

Esse também foi o caso de Jeferson Cestaro, diretor Administrativo e Financeiro da Semdec, que fez questão de participar desse processo. "Hoje, pela primeira vez, doei sangue. Eu me senti muito bem, porque além de ser um ato de solidariedade e amor ao próximo, pode salvar vidas", reforçou.

Há, no grupo, inclusive, aqueles que já incorporaram essa prática às suas vidas há algum tempo, como Grazielle Nery, coordenadora de Educação e Pesquisa do Procon Aracaju. "Além das demandas que temos enfrentado no dia a dia, considero que essa é uma atitude nobre, levando em consideração a dificuldade em todos os setores, quando as pessoas tendem a se reprimir mais para essa doação de sangue. Eu me sinto privilegiada por estar fazendo esse ato que pode salvar vidas", considerou.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, as informações sobre o decréscimo no estoque de sangue do Hemose despertaram a pronta disposição para mais essa ação integrada. "Nós nos mobilizamos para ajudar e fazer com que outras pessoas e outros órgãos possam se sentir motivados a procederem da mesma maneira", incentivou o coordenador.

Reconhecimento

O secretário da Defesa Social e da Cidadania reforça a valorosa contribuição da equipe para os mais necessitados, nesse momento de grande dificuldade, em razão das problemáticas que envolvem a covid-19. "Aqui eu agradeço e parabenizo a todos os que integram a Semdec, pela demonstração de trabalho, de humanidade e de capacidade de se colocar no lugar do próximo", enfatizou.

Doe sangue

Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e portar documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.