Prefeitura fiscaliza segmentos comerciais cujas atividades foram recém retomadas

Defesa Social e Cidadania
18/06/2020 14h59

Desde a instituição das medidas emergenciais para enfrentamento ao novo coronavírus, há cerca de 90 dias, a Prefeitura de Aracaju, através dos órgãos operacionais da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), vem trabalhando energicamente para fiscalizar os estabelecimentos comerciais. Com o novo decreto municipal, alinhado ao plano de flexibilização estabelecido pelo Governo do Estado, as ações passam, também, a orientar os setores autorizados a retomar as atividades.

Diante dessa fase de reabertura gradual, nesta quinta-feira,18, mais uma operação de fiscalização integrada foi desenvolvida no Centro comercial da capital sergipana. Na ocasião, 52 estabelecimentos foram averiguados, dos quais 29 receberam orientações e 23 foram notificados.

Além da Semdec, através da Defesa Civil, do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) e da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), houve a integração da Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) e o apoio da Polícia Militar de Sergipe (PMSE).

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, esse é um momento crucial para assegurar que a retomada seja feita com o máximo de segurança.

"O novo decreto entra em vigor hoje. Daremos prioridade a esses estabelecimentos que já estão há quase 90 dias sem funcionar. Apresentamos informações, de maneira prática e orientativa, para que eles adotem todos os cuidados necessários nesse processo de retomada. O objetivo é que tenhamos uma abertura controlada e com menor propagação do coronavírus", indicou.

O coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, pontua as normas de biossegurança indispensáveis ao funcionamento dos estabelecimentos com autorização para a abertura. "

Observamos se estão sendo cumpridas as normas, no que diz respeito à obrigatoriedade do uso das máscaras, ao respeito ao distanciamento social, à disponibilização do álcool em gel ou líquido 70% ou outro sanitizante eficaz no combate à proliferação do vírus", detalhou.

Entre os comerciantes a expectativa é grande e a receptividade às equipes é bastante positiva. Esse foi o caso da proprietária de loja de móveis Éryka Raupp, que, inclusive potencializou o alcance das suas vendas a partir dos recursos online.

"A partir do fechamento das lojas, passamos a vender online, e tivemos uma procura muito grande. Então com a abertura do comércio, acreditamos que essa busca pelos produtos será ainda maior", considerou a empresária.

Ela conta ainda sobre as providências adotadas internamente para garantir a segurança durante o retorno. "Na terça já tivemos uma reunião com a equipe, justamente para instruí-la sobre como proceder nesse novo formato de vendas com distanciamento social e utilização de álcool em gel, para que não só a gente, mas também o nosso cliente fique seguro", reforça, acrescentando ainda a reflexão sobre a responsabilidade dessa conduta para que não seja preciso retroceder. "Não podemos deixar esse número de casos aumentar, para que não precise fechar o comércio novamente. É preciso que todos colaborem", finalizou.