Feira livre do conjunto Costa Nova recebe balcões frigoríficos

Serviços Urbanos
19/06/2020 19h04

A partir desta sexta-feira, 19, os comerciantes que vendem produtos de origem animal na feira livre do conjunto Costa Nova, na Aruana, contam com a utilização de balcões frigoríficos e outros equipamentos. Com esta iniciativa, promovida pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), o espaço é o nono a receber as estruturas que asseguram as condições sanitárias necessárias para a comercialização deste tipo de mercadoria. 

Com o acondicionamento correto dos produtos, em sua maioria carnes e derivados do leite, a gestão, além de atender aos parâmetros técnicos estabelecidos no processo licitatório, promove ainda mais conforto e comodidade à população através da implementação deste novo formato com estruturas padronizadas, a exemplo das bancadas para manipulação e corte e bancas para cereais e hortifruti. 

“Estamos seguindo os requisitos adequados para a defesa da saúde dos consumidores. As mudanças estão acontecendo de maneira gradativa e todos os feirantes estão sendo comunicados com antecedência”, enfatizou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Assim como as outras 15 feiras retomadas, o espaço conta com a presença de fiscais para orientar feirantes e consumidores quanto ao cumprimento das medidas de higienização e distanciamento social, estabelecidas nos decretos estadual e municipal, mediante a pandemia da covid-19.

“Para isso, a Prefeitura colocou em prática nestes locais de comercialização, alguns critérios como espaçamento e redução de bancas, uso de equipamentos, como lavatórios portáteis, máscaras para os consumidores que não estão fazendo uso do item de prevenção, toten dispenser para álcool em gel, o pedal gel, além de banners com informações preventivas sobre o novo coronavírus”, salientou Luiz Roberto. 

Frequentadora assídua da feira do Costa Nova, a dona de casa Jandira Maria de Lima aprovou a iniciativa da administração municipal. “Achei ótimo esses balcões refrigeradores, pois algumas vezes deixei de comprar frangos na feira por receio devido a forma como os produtos ficavam expostos. Agora, estou bem mais segura porque está tudo muito higiênico”, destacou ela. 

“Com as mercadorias dentro do balcão, conseguimos manter a temperatura ideal dos produtos e isso agrada os clientes. Então, toda melhoria que é bom para eles é bom para a gente também”, afirmou o vendedor de laticínios, Tiago de Souza . 

As novas estruturas disponibilizadas foram motivo de satisfação para a feirante Sandra  Meneses. “Com esse novo modelo das feiras, ficou muito melhor pra gente. Está mais organizado e, inclusive, deixa a nossa clientela mais satisfeita”.

Além do conjunto Costa Nova, o novo formato já pode ser encontrado nas feiras livres dos bairros 13 de Julho (Batistão), 18 do Forte, Jabotiana, Grageru, Santos Dumont, Suíssa e dos conjuntos Castelo Branco e Orlando Dantas. A próxima a ser contemplada será a feira do bairro Coqueiral, que acontece no próximo domingo, 21.