Prefeitura faz testagem para detecção de covid-19 com equipes da Defesa Social

Defesa Social e Cidadania
22/06/2020 11h00

A Prefeitura de Aracaju direcionou equipes da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus, para a realização de exames da covid-19. Até a manhã desta segunda-feira, 22, cerca de 75 servidores já tiveram amostras de sangue coletadas para análise. Parte desse trabalho foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), que testou 50 membros da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), nesta segunda.

A primeira coleta ocorreu na sexta-feira (19), no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) Siqueira Campos, para onde foram encaminhados 25 servidores. Na ocasião foram contemplados agentes da Defesa Civil, do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) e a equipe da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), que presta apoio a esses órgãos durante as ações de fiscalizações.

Desde a publicação dos decretos governamentais, com a indicação de medidas emergenciais, diante da pandemia, as equipes da Semdec, atuam, diariamente, na fiscalização do cumprimento dessas determinações do poder executivo, além do desempenho das atividades de competência individual de cada órgão.

"Nós agradecemos profundamente, tanto à Secretaria Municipal da Saúde quanto à Universidade Federal de Sergipe, por realizarem os exames nas nossas equipes. Dessa maneira, teremos mais tranquilidade para continuar desenvolvendo esse trabalho ininterrupto de fiscalização e orientação. Nosso objetivo é atenuar os efeitos desse vírus, extremamente danoso, especialmente a partir da conscientização da população sobre a necessidade do isolamento social", destacou o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ao ressaltar a importância da parceria.

Equipes testadas

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, afirma que todas as medidas de segurança são dotadas durante as ações e que os testes auxiliam para que essas estratégias preventivas sejam reforçadas. "Como estamos todos os dias nas ruas de Aracaju, fiscalizando os estabelecimentos comerciais e outros espaços da cidade, no decorrer das nossas atividades, a testagem auxilia para que possamos evitar possíveis transmissões ou mesmo promover maior segurança aos colaboradores diante das informações adquiridas com o resultado do exame", disse.

Entre as pessoas que fizeram o teste está a coordenadora de atendimento do Procon Aracaju, Jéssica Rodrigues. "É extremamente importante essa oportunidade de fazer o teste, pois proporciona maior segurança e tranquilidade para que possamos continuar combatendo o vírus", considerou.

Diego da Silva Ribeiro, assessor de Turismo da Semict, destaca que, diante das atividades desempenhadas junto aos órgãos fiscalizadores, é importante considerar que a equipe também está exposta. "É importante essa preocupação conosco, de realizar os testes para nos precavermos e tomar as medidas que foram necessárias", finalizou.

Guarda Municipal de Aracaju

Cerca de 50 guardas municipais de Aracaju foram testados nesta segunda-feira, 22, na base da corporação, localizada no parque Augusto Franco (Sementeira). A ação é parte de um projeto patrocinado pelo Ministérios Público do Trabalho Federal e Estadual e promovido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com a Prefeitura de Aracaju.

Segundo o coordenador da Força Tarefa Covid-19, da Universidade Federal de Sergipe, professor Lysandro Borges, além dos guardas municipais de Aracaju, outros integrantes da segurança pública, em todo o estado, serão testados até o final dessa semana. "Estamos aplicando o teste de fluorescência de anticorpos IGC e IGM para SARS-CoV-2, um teste rápido que permite que em 14 horas já tenhamos o resultado", explicou.

O coordenador acrescenta ainda que no momento da coleta de material, o profissional testado recebe um QR Code, para acesso ao site onde poderá verificar o resultado do teste. "Além disso enviamos uma planilha ao comando da corporação com a lista de guardas reagentes, para que sejam notificados e afastados do serviço, a fim de que não contaminem os companheiros de guarnição e demais pessoas com quem poderiam ter contato", concluiu o professor.

A seleção dos profissionais da Guarda Municipal para a testagem se deu através de sorteio entre os guardiões que atendiam aos critérios estabelecidos pela UFS. Foram considerados com prioridade os guardiões que atuam na linha de frente. "A testagem de nossos profissionais é essencial, mesmo levando em consideração que aqui na corporação nós tomamos todos os cuidados orientados pela Organização Mundial de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde", afirma o diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Fernando Mendonça, que pontuou a adequada adoção de EPI's, como máscaras, luvas e protetores faciais, pelos profissionais.

O guarda municipal Gilton Júnior foi um dos primeiros a serem testados e aprovou a iniciativa. "A realização do teste é muito importante, inclusive para tirar de nós o peso emocional de saber ou não se estamos positivos para o vírus. O processo é muito rápido e a equipe muito solícita. Cabe a nós agora aguardar o resultado e continuar nos cuidando", declarou.