Prefeitura mantém equipes em alerta e segue monitorando impacto das chuvas na capital

Defesa Social e Cidadania
23/06/2020 16h30

Com o alerta para chuvas moderadas em vigor até a tarde desta terça-feira, 23, a Prefeitura de Aracaju intensificou o monitoramento dos possíveis impactos, especialmente, nas áreas de risco. A atuação preventiva, desenvolvida através da Secretaria da Defesa Civil Social e da Cidadania (Semdec), manteve equipes em estado de atenção, para proporcionar uma rápida resposta às necessidades que possam surgir.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju,major Sílvio Prado, informou que foram adotadas medidas para proporcionar a prevenção de riscos. "Diante do aviso emitido pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC- , enviamos uma mensagem através do serviço de alerta por SMS- 40199, para mais de 46 mil telefones móveis cadastrados, justamente para que as pessoas que residem em áreas de risco redobrem o estado de atenção e possam entrar em contato com a Defesa Civil o mais rápido possível, diante da constatação de anormalidades provocadas pelas chuvas", ressaltou.

Ao longo desta terça-feira, 23, foram contabilizadas 12 ocorrências, relacionadas às chuvas, registradas por meio do número emergencial 199. Até o momento, os pluviômetro da capital revelaram o acumulado de aproximadamente 48mm nas últimas 24h e 27mm nas últimas 12h.

"As equipes da Defesa Civil estão distribuídas da zona Norte a zona Sul, para atendimento dessas ocorrências e prestando o apoio à população, no menor tempo resposta possível", garante Sílvio Prado.

A Prefeitura de Aracaju mantém a atuação integrada entre os diversos órgãos para minimizar os impactos que possam ser provocados pelas precipitações. Além disso, em caso de urgências, é possível acionar as equipes da Defesa Civil através do número emergencial (199), que funciona 24h, em todos os dias da semana.