Cabines para testes da covid-19 doadas pela UFS oferecem proteção a mais aos profissionais de saúde

Saúde
23/06/2020 16h45

A Prefeitura de Aracaju e a Universidade Federal de Sergipe têm fortalecido, cada vez mais, a parceria institucional no combate ao coronavírus na capital. E entre as ações conjuntas está a entrega de cabines para testes da covid-19, criadas pelo Laboratório de Patologia Investigativa da UFS, em parceria com projeto social Valter Passos. 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já recebeu três dessas peças, sendo a primeira entregue no dia 28 de maio, na UBS Augusto Franco. E nesta terça-feira, 23, mais duas unidades de saúde receberam a doação: a UBS José Machado e a UBS Fernando Sampaio. A perspectiva é de que todas as oito unidades de referência para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas de síndromes gripais recebam o equipamento. 

Pesando aproximadamente 8kg e medindo 1.80 x 90cm, o equipamento é confeccionado com armação metálica, lona plástica e material acrílico, com duas aberturas que facilitam o acesso entre profissional e paciente na realização da coleta.

“Essa cabine foi pensada no sentido de proteger os profissionais de saúde, no momento da realização dos exames, das amostras respiratórias dos pacientes com suspeita da Covid-19. Ela foi projetada para ser um instrumento a mais de proteção desse profissional. É uma cabine leve, de fácil transporte e higienização e que vai contribuir sobremaneira na diminuição do risco de contaminação durante a realização dos procedimentos”, ressaltou o chefe do Laboratório de Patologia Investigativa da UFS, Paulo Martins. 

Satisfeito com o novo equipamento de proteção, o gerente da UBS José Machado de Souza, Fábio Melo, reconhece a importância do novo recurso para o desenvolvimento do trabalho de coleta dos exames na unidade de saúde.

“Essa entrega veio para facilitar e muito o trabalho dos profissionais da unidade, e tanto facilita para eles, quanto para os usuários na questão da prevenção”, analisou Fábio.