Cras Enedina Bomfim distribui kits educativos sobre o coronavírus aos usuários da unidade

Assistência Social e Cidadania
24/06/2020 16h30

Devido à pandemia do novo coronavírus as atividades presenciais dos 16 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) geridos pela Prefeitura de Aracaju foram adaptadas para evitar aglomerações. Porém, os trabalhos são desenvolvidos de forma remota, com o auxílio da tecnologia.

Com o objetivo de fortalecer os vínculos nesse momento de pandemia, o Cras Enedina Bomfim, no bairro América, criou um kit educativo com produtos de higiene pessoal e orientações sobre a covid-19 para os usuários.

Os kits são distribuídos, quinzenalmente, com atividades de temas variados. O kit para idosos contém itens de limpeza e higiene, como máscaras faciais, sabão líquido, álcool em gel e uma mensagem elaborada pelas educadoras sociais. Já o kit de crianças e adolescentes também contém itens de higiene e limpeza, com atividades direcionadas ao público-alvo, com desenhos, canetinhas coloridas e atividades planejadas de acordo com as temáticas escolhidas pela equipe.

Toda essa ação faz parte do projeto ‘Laços e Afetos’, como proposta socioeducacional, uma metodologia pedagógica voltada para desenvolver indivíduos livres, integrados e responsáveis social e moralmente, buscando desenvolver o físico, espiritual e artístico dos usuários que estão ativos com o Cras.

De acordo com a coordenadora do Cras Enedina Bomfim, Elisabeth Ribeiro, o objetivo é garantir os cuidados dos usuários durante a pandemia e fortalecer os vínculos afetivos e comunitários.

“Para nós, é muito importante continuar fortalecendo os vínculos com a comunidade. Não devemos permitir que a pandemia nos impeça de desenvolver os trabalhos e, por conta disso, nossos usuários se sintam desprezados. Nas atividades, eles percebem o quanto a sua participação presencial ou não é fundamental para o seu crescimento social. Montamos esses kits do projeto elaborados por uma de nossas educadoras sociais e intitulamos “Sacola Lúdica” para as crianças e “Cestinha do Carinho” para os idosos com os produtos necessários para o cuidado e proteção individual. O objetivo é fazer com que eles compreendam a importância do uso desses insumos para que voltemos a realizar nossos encontros presenciais”, destacou.

A coordenadora explicou ainda que para receber os kits, os usuários devem fazer um agendamento prévio. “Realizamos a entrega mediante o agendamento de horário pelo telefone, para aqueles que têm o aparelho celular. Para quem não possui o recurso, vamos até a casa do usuário. É importante ressaltar que, além de estarmos recebendo os materiais necessários para o enfrentamento do coronavírus da secretaria, toda a comunidade pode contribuir, fazendo doações de máscaras, sabonete líquido ou álcool gel”, completou.

A educadora Elisângela de Oliveira explica que para minimizar os impactos ocasionados pela vírus, as atividades continuam sendo feitas a partir de plataformas digitais, resumidas em um acompanhamento feito periodicamente com os assistidos.

“Com o passar do tempo nós sentimentos a necessidade de manter esse vínculo com os assistidos. Foi então que pensamos na melhor forma para atender a essa demanda. Para os usuários que têm como manter esse contato através das plataformas digitais, o atendimento é feito com frequência. Já para quem não tem esse meio para manter o contato, nós vamos até a residência para entregar as atividades. Assim, conseguimos continuar proporcionando momentos de lazer e apoiando as famílias em situação de isolamento social”, informa Elisângela.

A dona de casa Josefa dos Santos, 56, recebeu a sua “Cestinha do Carinho” em casa. “Éramos pra estarem todos juntos, mas continuo recebendo a atenção necessária das meninas. Elas sempre vêm aqui para entregar o meu kit higiene. Não perdemos o contato, pelo contrário, sinto até mais saudade”, contou.