Prefeitura garante assistência à primeira infância e realiza mais de 11 mil atendimentos no semestre

Saúde
24/06/2020 16h20

Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), garantiu a continuidade dos atendimentos à primeira infância, de zero a seis anos. Somente nesta faixa etária foram realizados mais de 11 mil procedimentos de janeiro até esta quarta-feira, 24.
 
Entre esses procedimentos estão 5.847 consultas de puericultura, que tem como finalidade a supervisão do crescimento e do desenvolvimento da criança; 1.623 testes do pezinho; 35 acompanhamentos de pacientes com microcefalia, 3.900 testes da orelhinha, além da vacinação contínua dispensada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as parcerias com o Núcleo de Violência e Acidentes, com a Secretaria de Assistência Social e Ministério Público Estadual.

Por meio desse trabalho intersetorial, a Prefeitura garante todos os direitos às crianças e adolescentes, como explica a coordenadora da Área Programática e Estratégica da Atenção Primária à Saúde da SMS, Kamila Fialho. 

“O Programa tem como frentes de atuação o teste do pezinho; da orelhinha; crianças com microcefalia, incentivar a realização dos atendimentos de puericultura nas UBS, atender crianças e adolescentes que estão em abrigos; assim como as que estão em unidade de ressocialização. Também firmamos parceria com a Avosos e, a partir de julho, faremos atendimento oncológico na instituição”, afirmou.

Parceria com Avosos
A Saúde de Aracaju firmou uma de parceria com Associação de Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) e, a partir de julho, pacientes pediátricos com câncer, ou mesmo com suspeita da doença, serão regulados via Núcleo de Controle, Avaliação e Regulação (Nucar) para receber atendimento pela equipe médica da ONG.

“Foi um ganho para a sociedade. As crianças serão atendidas nas nossas UBS [unidades básicas de saúde] e se tiverem alguma suspeita de câncer, serão encaminhadas, da própria Unidade, para serem atendidas pela equipe pediátrica oncológica da Avosos. Sendo detectada a doença, de imediato começará o tratamento. Essa parceria agilizará muito a assistência infantil”, explica kamila.

Projeto Corujinha
Além das vacinas ofertadas nas UBS, a gestão municipal desenvolve o ‘Projeto Corujinha’, que disponibiliza vacinas BCG e hepatite B nas maternidades Nossa Senhora de Lourdes e Santa Izabel. Para ter acesso aos serviços, é preciso apresentar a declaração de nascido vivo da criança ou certidão de nascimento e a documentação de identificação da mãe.