Prefeitura planeja e executa serviços de poda e monitoramento de árvores na capital

Serviços Urbanos
25/06/2020 15h30

Por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura mantém constante atenção à situação das árvores que há na cidade, sobretudo, em praças e avenidas. Neste sentido, a partir de um cronograma prévio, agentes da Emsurb executaram serviços de poda em localidades dos bairros Santos Dumont e Aruana, regiões Norte e Sul da capital, respectivamente. 

Na ocasião, os trabalhadores efetuaram a poda de árvores nas ruas Major Aureliano e Major Corbiniano (Santos Dumont) e em praças da Aruana. Além disso, equipes foram mobilizadas para o monitoramento de árvores com risco de queda em áreas verdes do Largo da Aparecida, bairro Jabotiana, e na praça Olímpio Campos, no Centro.    

“A Emsurb tem buscado atuar com precisão nesse trabalho de resguardo e precaução, a partir de um acompanhamento minucioso feito com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), a qual é responsável pela avaliação técnica nos casos em que é necessária a remoção. A gente ressalta à população que esses cuidados são executados por profissionais preparados e que, portanto, não devem ser feitos por qualquer pessoa, sendo a prática considerada crime ambiental”, pontuou o diretor de Operações da empresa municipal, Bruno Moraes. 

Conforme dados da Coordenadoria de Podação, de janeiro a maio deste ano, a Emsurb efetivou a supressão de 336 arbóreas e 8.175 podas foram feitas neste mesmo período. Apenas nos primeiros 20 dias de junho, esse número chegou a 78 remoções e 1.092 ações de podagem, sendo esta última ocorrendo nos quatros tipos operados pelos agentes (formação, limpeza, emergência e adequação).

“Algumas das demandas que recebemos são de árvores cujo plantio foi realizado de forma errada, em um espaço inapropriado, o que também eleva o risco de queda das mesmas”, ressalta a coordenadora de Podação, engenheira florestal Thayane da Costa, ao exemplificar casos que comumente chegam ao órgão.

A solicitação para recolhimento de árvores e galhos em espaços públicos deve ser feita à Emsurb, por meio da Ouvidoria, pelo e-mail ouvidoria.emsurb@aracaju.se.gov.br, ou pelo (79) 3021- 9908, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 17h.