Contra a dengue, Prefeitura segue aplicando o fumacê costal

Saúde
29/06/2020 11h47

Seguindo o Plano de Intensificação das Ações, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mantém o trabalho e divulga, nesta segunda-feira, 29, as atividades de combate ao mosquito que serão desenvolvidas ao longo desta semana.

De acordo com o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana, a mobilização tem como meta combater o vetor, evitar epidemias e óbitos em decorrência de doenças como a dengue, zika e chikungunya. 

“A aplicação do fumacê costal, nessa terça-feira, 30, será realizada no bairro Santo Antônio. Na quarta, dia 1, os agentes de combate às endemias estarão no Jabotiana. Já na quinta-feira, 2, a atividade será no bairro Luzia. A ação é realizada por duplas de agentes, que atuam entre quatro e sete quarteirões, sempre no horário entre as 17h e 19h. É nesse horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito”, enfatiza.

Jeferson reforça que o empenho das equipes segue no trabalho educativo e na sequência do cronograma. Por isso é tão importante que a comunidade esteja consciente, alerta dos riscos que a dengue representa. Alertamos os moradores para que eles façam a sua parte, pois a erradicação desse mosquito depende, principalmente, de cada cidadão.

“Estamos vivendo agora um momento de sazonalidade da doença, um período de chuva com abertura de sol, o que facilita o desenvolvimento do Aedes aegypti. E quanto mais mosquito circulando na cidade, infelizmente, a tendência é que o número de pessoas que venham a adoecer de dengue, chikungunya, ou até mesmo de zika vírus, aumente”, ressalta.