Prefeitura transmite missa em homenagem às vítimas e aos que venceram a covid-19

Agência Aracaju de Notícias
28/07/2020 22h50

A Prefeitura de Aracaju promoveu na noite desta terça-feira, 28, a transmissão da missa em homenagem às vítimas da covid-19 e em ação de graças pelas pessoas que conseguiram vencer o vírus. A liturgia eucarística, realizada na Paróquia Irmã Dulce dos Pobres, no bairro Aruana, Zona de Expansão da capital, foi celebrada pelo arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa, auxiliado pelo pároco José Lima, e transmitida em tempo real nos canais oficiais da administração municipal nas redes sociais (@prefaracaju, no Instagram; e eajucom, no Youtube), além da Rádio Cultura AM 670.

Para evitar aglomerações, a missa foi celebrada com todos os protocolos de segurança, inclusive, limitando o número de fiéis, restrito a uma pequena participação de familiares de pessoas que morreram ou que se recuperaram da doença, além dos membros eclesiásticos. Foi, sem dúvidas, um momento de fé e de recordações, além de comemorar o recomeço da vida. 

“É um momento importante para nós aqui de Aracaju. Primeiro, quero expressar a nossa confiança em Deus. Perdemos tantas pessoas no nosso Estado, mas nossa fé continua firme e forte, porque temos a certeza que eles não estão mortos, mas estão na presença amorosa de Deus. Assim, passaram desta vida para outra vida. E aqueles que se recuperaram, a nossa Ação de Graças ao Pai por ter concedido essa Graça tão especial, de tantos já recuperados e assim nós queremos louvar e bem dizer a Deus também nesta celebração eucarística, por esses dois motivos, pedindo descanso e paz eterna, para aqueles que foram para outra vida, e agradecendo a Deus por aqueles que se recuperaram”, destacou Dom João José Costa. 

O pároco José Lima também enfatizou a importância do ato. “Nesse momento especial da vida da humanidade, é importante que a Igreja continue acolhendo as pessoas, levando a mensagem de fé e de esperança, de caridade, para que os nossos irmãos possam se confortar, buscando e rememorando as vidas daqueles que se foram, mas buscando continuar a vida, como Jesus nos disse: 'Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância, mas sem deixar jamais de relembrar aqueles que se foram’”, parafraseou.

A professora Jéssica Cravos acompanhou a missa emocionada. Ela perdeu o pai para a covid-19 e disse que a celebração eucarística é um grande alento nesse momento de dor. "Quem partiu foi meu pai, Antônio Santos. Esse momento foi ímpar, porque o momento em que a gente está vivendo agora é atípico, muito difícil, de muita dor. Então, esse acolhimento aqui, de podermos vir à Casa do Pai e ter esse momento de oração e de dedicação nos dá um conforto, um apoio, porque é tudo muito difícil. As perdas estão sendo repentinas, com muita dor e muito sofrimento e só em Deus é que a gente vai buscar força para seguir. Saio daqui renovada e acalmada com a graça de Deus”, relatou. 

Boletim
Até esta terça-feira, Aracaju registrou 27.474 pessoas que testaram positivo para a covid-19, além de 525 mortes. Neste momento, existem 365 aracajuanos internados em unidades das redes privada ou pública. Já o número de pessoas recuperadas está em 16.456.