Prefeitura disponibiliza serviços e locais apropriados ao descarte correto de resíduos

Serviços Urbanos
30/07/2020 14h00

Seja na zona Sul ou Norte, a Prefeitura de Aracaju atua, continuamente, no cumprimento de ações que estimulem a consciência e sensibilidade socioambiental da população. Nesta gestão, esse trabalho é possível, inclusive, por meio do programa Cata Treco e das Estações de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos ou ecopontos, uma das mais abrangentes iniciativas promovidas para o combate do descarte irregular de lixo na capital.

“As ações empreendidas pela Prefeitura e que dizem respeito à proteção ambiental, por meio do descarte consciente, são direcionadas às comunidades aracajuanas, sem restrições. Essas iniciativas buscam, também, viabilizar um destino adequado para os materiais recolhidos, através destas ferramentas, com parceria firmada entre cooperativas e o município de Aracaju”, ressalta o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.
 
De acordo com a Emsurb, materiais com potencial reciclável, coletados pelo programa Cata Treco, seguem para a Cooperativa de Reciclagem do Bairro de Santa Maria (Coores). Já o material recebido pelos ecopontos é repassado para a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care).    

O Cata Treco tem uma programação definida semanalmente. Nesta quinta e sexta-feira, 30 e 31, respectivamente, o programa, atende aos bairros Soledade e Grageru (Garcia). 

Os ecopontos, presentes nos bairros Industrial, Coroa do Meio e Santos Dumont, por sua vez, funcionam de segunda a sábado. O espaço oferta contentores e caixas estacionárias para colocação dos diversos tipos de resíduos, com exceção do lixo domiciliar.

Acesso aos serviços
O roteiro semanal do programa Cata Treco pode ser consultado no site e perfis oficiais da Prefeitura de Aracaju na internet, e o serviço pode ser solicitado, também, pela Ouvidoria da Emsurb, no telefone 3021-9908, ou e-mail para ouvidoria.emsurb@aracaju.se.gov.br.  

Os Ecopontos estão situados na rua Julieta Pereira Alves, s/nº - esquina com avenida Confiança (Bairro Industrial), rua Jornalista João Batista Santana, s/nº (Coroa do Meio) e rua Jane Bonfim, s/nº (Santos Dumont). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h / sábados das 7h às 12h.