Com ações contínuas, Prefeitura combate descarte irregular de lixo

Serviços Urbanos
03/08/2020 14h47

Por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju desenvolve um conjunto de atividades pontuais de coleta e destinação adequada dos resíduos sólidos na capital sergipana. Com cronograma fixo, as iniciativas postas em prática pelo Município têm por objetivo, dentre outras razões, coibir o descarte irregular de lixo. 

Entre tais medidas, estão dispostas pela gestão municipal, em diversas regiões da cidade, vinte e três caixas estacionárias, com capacidade para 30m³ e 5m³, devidamente sinalizadas para a colocação de lixo ou rejeitos oriundos da construção civil, com limite de até 1m³ por gerador. Além disso, utilizando pás carregadeiras e caminhões-caçamba, equipes fixas são alocadas, periodicamente, para o recolhimento desses materiais. 

Para ampliar, ainda mais, o encaminhamento correto dos itens descartados, exceto o lixo doméstico, a Prefeitura de Aracaju vem trabalhando na instalação de Estações de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos (Ecopontos), visando oferecer maior comodidade à população, a partir de unidades prontas para o recebimento de móveis, entulho e demais materiais. Nestes espaços, situados atualmente nos bairros Industrial, Coroa do Meio e Santos Dumont, agentes fixos auxiliam na realização do descarte, feito em equipamentos próprios.   

“É válido frisar que a conscientização das comunidades para o descarte correto, inclusive, citando os mecanismos dispostos pela Prefeitura, acontece, também, por meio de visitas em casas e estabelecimentos, através das equipes de educação ambiental. Infelizmente, o projeto está suspenso por conta da pandemia, mas torcemos pela normalização para que tão logo possamos voltar com essa ação importante”, pontuou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas. 

Além disso, o combate ao descarte inapropriado de resíduos, o qual pode provocar riscos à saúde humana, inundações e prejuízos às espécies da fauna e flora, também é feito através de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), dispostos em locais estratégicos da cidade, e com a coleta seletiva. Com o primeiro, a administração municipal oferece, ao todo, 40 equipamentos para a colocação de itens fabricados com papel, plástico, metal, entre outros materiais, direcionados, posteriormente, para a  Cooperativa de Reciclagem do Bairro de Santa Maria (Coores). 

Já a coleta seletiva, realizada em conjunto com a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), está integrada à programação diária da empresa municipal, atendendo, diretamente, residências, condomínios e estabelecimentos comerciais aderentes à iniciativa, em 17 bairros da capital sergipana.  

“Em meio a todos esses serviços, prestados rotineiramente pela Emsurb, está disponível também o Cata Treco que percorre, semanalmente, todos os bairros da cidade, a partir de um roteiro definido antecipadamente. Assim como a coibição do descarte irregular, considerado crime ambiental, o resultado de todas essas ações têm impacto positivo nos esforços contra o mosquito Aedes aegypti”, destaca Luiz Roberto, ao informar que o número de atendimentos realizados pelo programa Cata Treco chegou a 414, entre os meses de janeiro a julho de 2020.