Prefeitura garante suporte pedagógico aos alunos da rede municipal durante a pandemia

Agência Aracaju de Notícias
07/08/2020 10h00

Em meio à pandemia de covid-19, a Prefeitura de Aracaju tem atuado, diuturnamente, para garantir aos alunos da rede municipal de ensino toda a assistência necessária diante da suspensão das aulas presenciais. Esse trabalho envolve desde a distribuição do kits de alimentação escolar, até mesmo à entregas de atividades para a manutenção do ensino que, no momento, tem sido à distância.

Neste sentido, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) tem ofertado aos alunos da rede municipal opções acessíveis para manter o conteúdo escolar em dia, de modo a não haver prejuízo decorrente da suspensão temporária das aulas presenciais.
 
Para isso, a Prefeitura investiu na estruturação do portal ‘A Escola Vai Até você’, ferramenta que disponibiliza conteúdos pedagógicos qualificados e suporte de professores que atuam como monitores para esclarecer dúvidas. No portal, o acesso é diferenciado por segmento: alunos, professores e família; e apresenta conteúdos para esses três públicos, além de conter orientações sobre como trabalhar as atividades remotas não presenciais.

Outra iniciativa adotada pela Semed foi a oferta do ‘Reforço Pedagógico’ que é um canal para que os alunos tirem suas dúvidas sobre as atividades realizadas em casa, utilizando a internet ou o telefone. O atendimento é realizado das 8h às 12h e das 13h às 17h, através de um chat, que pode ser acessado no portal 'A Escola Vai Até você', e também pelo telefone, tudo prático e didático.

Com o intuito de ampliar ainda mais o acesso à educação e manter o ensino regular no período de pandemia, a Prefeitura está levando atividades pedagógicas aos alunos. Inicialmente, essas atividades eram entregues de forma espontânea, no entanto, desde o dia 20 de julho, com a assinatura da portaria n° 127/2020, o início do envio das atividades não presenciais foi regulamentada.
 
Assim, todas as unidades de ensino disponibilizam para os alunos conteúdos e atividades pedagógicas, seja de forma online ou não, que possibilitem o desenvolvimento de objetivos de aprendizagem e habilidades previstas no currículo e nas propostas pedagógicas das instituições de ensino. 
 
"Com este novo momento que estamos vivendo, essa nova forma de ensinar e aprender que surge por conta da pandemia, temos também a oportunidade de acelerar o processo de modernização da educação, de conexão com os estudantes e seus familiares.  Os professores da rede municipal estão passando por processos formativos em diário eletrônico, ferramentas digitais, ensino híbrido, e a nossa prioridade agora é estarmos online com os alunos. É tempo de nos reinventar e encontrar maneiras inteligentes de continuar transmitindo este conhecimento", afirma a secretária municipal da Educação, Cecília Leite.
 
Dupla entrega
Com a entrega dos kits alimentação, essas atividades também têm sido entregues presencialmente, ou seja, ao retirar o kit nas escolas, os pais recebem também as atividades que devem ser entregues aos filhos como mais um reforço. E a iniciativa tem agradado aos responsáveis legais dos estudantes.

Para a cabeleireira Sueli dos Santos, mãe de Gustavo, de 15 anos, essas atividades cooperam, inclusive, para que o filho tenha com o que se ocupar em casa.

“A gente sabe que é preciso ficar em casa, se cuidar, mas, para um adolescente, esse período às vezes é difícil, então, ter essas atividades ajuda bastante a distrair e, claro, a manter os estudos em casa. É uma rotina muita estressante pra todo mundo e para as crianças é complicado entender que é preciso ficar afastados dos coleguinhas e tudo mais. Sem contar que mantém a mente sempre ativa e não esquece os assuntos da escola”, afirma Sueli. 

A dona de casa Gedalva Barreto de Matos é quem cria o neto, um dos 23 mil alunos da rede municipal de ensino, e vê a iniciativa como um ponto importante. “As aulas estão suspensas, mas o ensino não deixa de ser dado, e isso é muito bom. Agradeço muito por essa ajuda aos nossos filhos porque eles não ficam em casa, parados, sempre têm uma atividade para ocupar e não esquecer o que aprende na escola. Estou gostando bastante desse trabalho”, conta.

Com um neto de 5 anos matriculado na rede de ensino gerida pelo Município, a aposentada Maria José da Silva tem ajudado o estudante com as lições de casa, entregues pela escola.

“As crianças estranham não poderem ir pra escola e ficam mais agitadas em casa. Com essas atividades eles têm sempre o que fazer e não perdem o conteúdo da escola. Toda semana tem material novo e meu neto gosta de fazer as atividades e sempre que posso, ajudo ele a fazer. Tem sido muito bom”, avalia Maria José. 

A entrega das atividades é uma ação que foi devidamente planejada pelas escolas da rede. Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Orlando Dantas, Soray Dantas destaca que a preparação foi iniciada ainda em maio. 

“Criamos até grupos de Whatsapp para não perder o vínculo com os pais que também são fundamentais para o acompanhamento da rotina estudantil dos alunos. E, em julho, reunimos os professores que organizaram módulos que, de 15 em 15 dias são entregues aos alunos, em formato PDF, através desses grupos. Para os alunos que não têm condições de ter acesso à internet, nós imprimimos esses materiais, os pais vêm buscar na escola, respeitando todas as medidas de segurança e higiene, buscam esse material e, depois que os alunos respondem, trazem de volta. Então, é um esforço conjunto para atender as crianças da melhor maneira possível diante desse novo cenário que exige adaptações”, ressalta a gestora escolar.

A mesma preparação ocorreu na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Joaquim Cardoso de Araújo, ressalta a diretora, Cristiane Costa. Segundo ela, a entrega das atividades foi iniciada em maio. 
 
"Após as férias de junho, percebemos a necessidade de realizar a impressão desses materiais para os alunos que não têm tanta facilidade em obter acesso à internet. Pelos grupos de Whatsapp, enviamos vídeos e imagens que complementam essas atividades e o retorno tem sido muito positivo. Dos 60 alunos, apenas dois não têm acesso à internet, mas eles não são excluídos e conseguem suporte presencial com um material físico”, salienta a diretora da Emei.