Prefeitura desenvolve ações contínuas de limpeza dos canais da capital

Serviços Urbanos
06/08/2020 16h36

Por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju desenvolve ações para o melhoramento contínuo da rede de drenagem pluvial, a partir da limpeza regular dos canais que cortam a cidade. Assim, nesta quinta-feira, 6, as equipes foram direcionadas aos bairros Soledade, Santos Dumont e Dom Luciano, situados na zona Norte da capital. 

No Loteamento Jardim Bahia, no bairro Soledade, os agentes utilizam uma escavadeira elétrica hidráulica para a retirada de resíduos e o excesso de lama, auxiliando na desobstrução do canal. Segundo a Diretoria de Operações (Dirop) da Emsurb, a previsão de conclusão do serviço é de duas semanas, com vistoria constante feita pelos técnicos do órgão, devido ao histórico de alagamentos da região, ocasionada pelo descarte irregular de resíduos.

“O serviço é trimestral, mas, se houver necessidade, as equipes retornam antes do prazo previsto, como é o caso deste canal do Jardim Bahia. Nele, a empresa municipal efetuou as tarefas de limpeza nos últimos três meses, utilizando, além da tela de contenção, procedimento minucioso e, portando, ainda mais eficaz, maquinários que auxiliam no alargamento do canal, melhorando o escoamento da água”, explica o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes. 

Já no conjunto Almirante Tamandaré, no bairro Santos Dumont, a manutenção é feita através de barragem móvel, procedimento que permite a limpeza e desobstrução de galerias e viabiliza a retirada dos resíduos existentes. Na localidade, as equipes vêm atuando desde maio, recolhendo materiais lançados inapropriadamente no interior do canal e que, em períodos de chuva, contribuem para o bloqueio no fluxo das águas. A expectativa é para finalização da limpeza em até 30 dias. 

Com a intervenção manual, a mobilização das equipes é para a higienização do canal localizado na Rua Alagoinhas, bairro Dom Luciano, através da eliminação do lixo e mato crescente em seu entorno. 

Pelo mesmo método (manual), o cronograma desta quinta também oferta o serviço nos bairros América e Industrial, atendendo, respectivamente, os canais das avenidas Brasil e General Calazans.