Construção da nova creche municipal no conjunto Augusto Franco avança

Obras e Urbanização
11/08/2020 08h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está construindo uma nova unidade escolar para atender a população do conjunto Augusto Franco e comunidades vizinhas.

A nova Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) também funcionará como creche e pré-escola e contará com 10 salas de aula, compartimentos para refeitório, copa, cozinha, horta, lactário e playground. O terreno total da obra totaliza uma área de de 2.400 m², contando a área construída e o espaço externo livre para outras finalidades.

Esta obra, alinhada às políticas de infraestrutura urbana e educação do Planejamento Estratégico da gestão municipal, está orçada em cerca de R$ 2,6 milhões, fruto de um convênio entre o Município e Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).

O cronograma do projeto executivo está bastante adiantado e cerca de 30% já concluído. A parte de alvenaria, sapatas e vigas baldrame está praticamente executada, enquanto o sistema interno de captação de esgoto e rede de drenagem está com mais de 80% implementados. As ferragens que irão sustentar os pilares estão sendo erguidas e assim que foram concluídas começará a fase de construção das paredes.

No canteiro da obra, cerca de 40 operários atuam e o ritmo de execução deve ganhar celeridade a partir de agora, com as etapas basilares do novo prédio escolar consolidadas. O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, destaca os pontos altos desta obra.

"É uma obra estratégica porque está localizada bem na parte final do conjunto Augusto Franco, onde vivem milhares de famílias, está próxima da unidade de saúde e do ponto de final de linha de ônibus. Por tudo isto, a obra tecnicamente é irretocável e socialmente necessária", afirma o secretário.