Palestra promovida pela Escola de Governo aborda temas relacionados a planejamento financeiro

Planejamento e Orçamento
31/08/2020 10h33

A Escola de Governo e Administração Pública da Prefeitura de Aracaju (Esgap), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), realizou mais um evento online, para que os servidores continuem se capacitando durante o período de pandemia. O tema abordado, desta vez, foi "Como gastar dinheiro e ser feliz".

Voltada para os servidores do município, a palestra foi ministrada pelo superintendente do Instituto Euvaldo Lodi - Núcleo Regional de Sergipe (IEL/SE) e coordenador do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies), Rodrigo Rocha, que falou sobre temas como independência financeira através da educação e do conhecimento, comportamento financeiro do brasileiro e as formas de organizar os recursos familiares.

"A ideia é mostrar como enxergar de uma forma mais tranquila as finanças pessoais. As pessoas começam desde cedo com uma visão errada sobre a gestão do dinheiro, e segue com medo achando que dinheiro é um problema “, disse Rodrigo, que  também falou sobre como um bom planejamento financeiro pode ajudar a evitar dívidas e fazer um uso racional do dinheiro.

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arthur Bispo do Rosário, Jocivania Barreto, achou  a palestra  esclarecedora e pretende usar o que aprendeu no seu dia a dia. "Antes acreditava que o planejamento financeiro era para pessoas que tinha várias fontes de renda ou empresários, agora aprendi que é simples e todos devem fazer. A forma  como foi tratado o tema mudou minha forma de pensar. Já estou com minha planilha pronta para nosso planejamento financeiro, incluindo meu esposo e ensinando minhas filhas", contou.

Assim como Jocivania, a professora Juliana da Silva disse que a palestra foi muito produtiva, pois ela poderá se organizar melhor financeiramente. "Gostei muito da iniciativa. Que outros eventos como esse sejam realizados, porque nessa época de pandemia surgiram novas despesas e, consequentemente, um endividamento. Fiz o curso justamente por  ter interesse em melhorar a minha vida financeira", comentou.