Ação na Euclides Figueiredo inicia programação da Semana Nacional de Trânsito em Aracaju

Transporte e Trânsito
18/09/2020 13h18

Com teatro, música e uma mensagem de conscientização, a Superintendência Municipal de Transportes Trânsito de Aracaju (SMTT) iniciou a programação da Semana Nacional de Trânsito na manhã desta sexta-feira, 18, na avenida Euclides Figueiredo. A mobilização ocorre nas principais cidades do país e, este ano, tem como tema “Proteja o Risco, Proteja a Vida”.  

A primeira atividade da campanha teve a faixa de pedestre como foco: a equipe do órgão municipal de trânsito abordou tanto pessoas a pé, sobre a necessidade de atravessar a via de forma segura, quanto condutores de veículos, para os quais a orientação de dar preferência ao pedestre foi reforçada. 

Em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, as ações da Semana Nacional de Trânsito na capital sergipana seguem à risca os protocolos sanitários estabelecidos pelas Secretarias Municipal e Estadual da Saúde, devido à pandemia do novo coronavírus. Todos os integrantes da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMTT envolvidos na programação utilizam máscaras, álcool gel e mantêm distanciamento social das pessoas abordadas durante as atividades.  

Presente na abertura da programação, o superintendente da SMTT, Renato Telles, lembrou que as ações educativas do órgão foram interrompidas por, aproximadamente, cinco meses, mas retornaram após a queda dos números da covid-19 em Aracaju e estão sendo intensificadas a partir dessa sexta-feira. “A Semana Nacional de Trânsito é um bom momento para retomarmos o diálogo com a população sobre segurança viária e, com a melhora do situação da pandemia na nossa cidade, daremos sequência ao nosso trabalho educativo, que é permanente”, frisou Renato. 
  
Sobre a Semana Nacional de Trânsito 
 A Semana Nacional de Trânsito ocorre em todo o país e um dos seus objetivos é mostrar que trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas, convocando-as para refletir sobre a importância de um comportamento mais responsável e mudar a atitude no trânsito.
 
Em Aracaju, a programação é organizada pela SMTT e, em 2020, além da mensagem de conscientização sobre segurança viária, está havendo diálogo com a população sobre a pandemia. Confira abaixo o cronograma de ações:
 
19/09 (sábado)
Blitz educativa para motociclistas
Local: avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral
Horário: 9h30
 
21/09 (segunda-feira)
Ação educativa sobre faixas de pedestres
Local: avenida Tancredo Neves
Horário: 7h
 
22/09 (terça-feira)
Ação educativa sobre faixas de pedestres
Local: avenida Etelvino Alves de Lima
Horário: 6h
 
23/09 (quarta-feira)
Ação educativa para ciclistas
Local: avenida Tancredo Neves
Horário: 7h
 
Blitz educativa para motoristas
Local: avenida Beira Mar
Horário: 16h
 
24/09 (quinta-feira)
Ação educativa no transporte público
Local: Terminal do DIA
Horário: 7h
 
25/09 (sexta-feira)
Blitz educativa sobre Lei Seca
Local: Passarela do Caranguejo
Horário: 19h