Prefeitura realiza mais de 300 testes rápidos em ação do TestAju no bairro Santa Maria

Saúde
30/09/2020 16h20

Nesta quarta-feira, 30, as equipes da Prefeitura Municipal de Aracaju estiveram no bairro Santa Maria para a aplicação de testes rápidos IgG/IgM para covid-19. A ação, que aconteceu na área externa em frente à delegacia do bairro, faz parte do projeto TestAju, idealizado pela Secretaria Municipal da Saúde, e conta com cerca de 30 profissionais. O teste rápido é feito em espaços públicos e avalia o percentual da população que já teve contato com o vírus e já desenvolveu anticorpo.

Na ação de testagem no Santa Maria foram realizados 324 testes, e destes, três foram detectáveis para IgM, 16 para IgG e dois para IgM/IgG. Além do Santa Maria, a ação já passou pela Praça General Valadão; Praça Hilton Lopes; Mercado Augusto Franco; Terminal DIA; Praça Fausto Cardoso; Terminal Maracaju; e próximo à ponte no bairro Industrial. 

O resultado do teste rápido sai, em média, depois de 20 minutos. Em caso de IGM positivo, o profissional conversa com o paciente e orienta clinicamente sobre como ele deve proceder. Se a pessoa é totalmente assintomática e não apresentou sintomas graves em semanas anteriores, é orientado sobre a importância do distanciamento social e do uso da máscara. Mas caso o paciente apresente sintomas, ele será encaminhado para uma das Unidades Básicas de Saúde com atendimento exclusivo para síndromes gripais ou casos suspeitos, para que seja feito o teste RTC-PR.

“A ação acontece sempre em espaços públicos de grande circulação da população naquela localidade, para justamente dar acesso às pessoas que estão circulando na região. Não divulgamos previamente para evitar aglomerações. E o objetivo dessa testagem rápida é mapear a porcentagem da população de Aracaju que teve contato com o vírus, detectando ou não a presença de anticorpos. E mesmo com a estabilidade dos índices de contaminação, ainda é essencial que todos continuem aplicando as medidas sanitárias de distanciamento social e uso de máscara em espaços públicos”, explicou a coordenadora da Rede de Programas de Vigilância, Débora Oliveira.

A senhora Maria Luzia Silva Santos, moradora do Santa Maria, levou as netas Emily e Érica para fazer o teste. “Passei pela avenida, vi e fui chamar as netas e a vizinha. Achei ótimo! Já fiz o meu e peguei o resultado, que deu negativo, graças a Deus. Meu filho testou positivo, se tratou e graças a Deus já está melhor. Enquanto esse vírus não passa a gente vai se cuidando direitinho”, disse. 

Maria Salete Vieira Rego também mora no bairro e aproveitou o convite da vizinha para fazer parte da ação. “Já vi acontecendo em outros bairros e ficava me perguntando quando vinha para o Santa Maria. Quis fazer para saber se já tive, mas tenho me cuidado usando máscara, saindo só quando necessário e sempre muito rápido”, declarou a senhora. 

“Estava em casa quando minha sobrinha passou e me chamou pra fazer. Acho ótimo a gente ter essa oportunidade de fazer o teste, de graça e sem precisar sair do bairro. Como eu moro sozinha, não posso adoecer, por isso tomo todos os cuidados quando preciso sair de casa”, afirmou a moradora Eloísa Vieira do Santos que também aguardava o resultado de seu teste.