Prefeitura lança projeto de incentivo a atividade física entre os servidores públicos

Juventude e Esporte
15/10/2020 09h41

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Juventude e do Esporte (Sejesp), buscando melhorar a qualidade de vida entre os servidores, especialmente neste momento de retomada das atividades, implantou o projeto Movimento. A novidade surge com a proposta de motivação e trabalho multidisciplinar em uma rede de colaboração. 

Através do projeto, estão sendo formadas equipes de 15 a 20 pessoas que, preferencialmente, morem no mesmo bairro, facilitando as atividades físicas em grupo. Para se inscrever, os servidores interessados devem realizar a inscrição através do link: https://forms.gle/1Y4sfeXA7wfoFvPG7, preencher todas as informações solicitadas e aguardar contato da organização do projeto para confirmar a participação, conforme abertura de novos grupos.

Inicialmente, os profissionais da Sejesp recebem o cadastramento dos participantes e fazem um levantamento da média de atividade física semanal já praticada pelos interessados, conforme informado na ficha de inscrição individual. Com esses dados, estabelecem uma meta mensal para cada equipe. 

A partir do início da prática, todos participantes devem marcar nos seus respectivos grupos de Whatsapp a atividade física realizada diariamente. Dessa maneira, os coordenadores de grupos, que estarão acompanhando e motivando, passarão a atualizar os números e, ao final de cada mês, irão obter os novos resultados individuais, por equipes e por secretarias. 

A organização do projeto considera atividade física toda movimentação realizada em, no mínimo, 30 minutos com aumento considerável da frequência cardíaca, como corrida, ciclismo, futebol, ginástica, caminhada, funcional, natação, dança, entre outros. Para fins estatísticos, cada participante só pode relatar uma atividade física por dia. 
 
Para o secretário da Sejesp, Sérgio Thiessen, o projeto tem como foco principal a motivação, algo para além da competição. "O objetivo é sensibilizar o servidor da importância de mudar os hábitos sedentários. É uma atuação que gera qualidade de vida”, afirma.

Além de incentivar a integração da atividade física de forma rotineira, o projeto não possui custos e está aberto a todos os servidores do município, de forma totalmente voluntária. Visando proporcionar benefícios aos participantes, a Sejesp também atuará fechando parcerias com empresas da área de saúde e atividades esportivas, além de programar eventos especiais para dar maior apoio e incentivo aos servidores em movimento.