Saúde de Aracaju retoma, gradativamente, espaços de formação e aprendizado por meio de estágio

Saúde
26/10/2020 14h21

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem como uma das diretrizes a formação em saúde. Na Prefeitura de Aracaju, esse aprendizado é realizado por meio da estrutura oferecida na Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com o Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps). Com a retomada gradativa das atividades na capital, os serviços ofertados pela SMS também foram retomados por fases em espaços de formação e aprendizado por meio do estágio, com a devida segurança e prevenção, aplicando todas as medidas sanitárias contra o coronavírus.

“O acompanhamento é realizado através do Núcleo de Integração Ensino-Serviço do Ceps, que regulamenta os estagiários de formação técnica, de graduação e os residentes. O setor também faz a articulação e a pactuação para dentro da rede [serviço] e para fora também [ensino]”, explica a coordenadora do Ceps, Jane Curbane.

Como funciona

É realizado o recrutamento e contratação dos estudantes. “Nós fazemos a intermediação com as instituições de ensino, tanto as públicas quanto as privadas, que têm convênio com a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão [Seplog], e também fazemos a ponte com as áreas técnicas da pasta, que é o serviço, por isso integração ensino-serviço. Mas a relação é institucional, o convênio é formalizado pela Seplog para os estágios obrigatórios, que são os estágios curriculares”, relata a coordenadora.

A função do núcleo é articular e regular o estágio, e a cada semestre, a SMS recebe novos estudantes. De um lado existem as instituições de ensino que precisam do SUS para formar os seus alunos na área da saúde, e o SUS, por sua vez, tem a obrigação de formar trabalhadores no SUS e para o SUS. Esses estudantes daqui a pouco serão trabalhadores.

A Rede de Saúde recebe estudantes de todas as áreas: Fisioterapia, Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Odontologia, Psicologia, Nutrição, Farmácia, Educação Física, Serviço Social, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária, Biologia, Radiologia e Residências em Clinica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Otorrinolaringologia, Cirurgia, Multiprofissional em Enfermagem Obstétrica, Saúde Mental e Saúde da Família.

Importância

Em geral, as turmas são acompanhadas por professores, mas quem explica como funciona o serviço é o trabalhador da unidade. O estágio é importante porque faz a junção da teoria e da prática. A diferença entre preceptor, que é o trabalhador do serviço, e o tutor, que é o professor da instituição de ensino.

“A importância é inserir os alunos em formação na realidade da vida dos usuários do SUS que eles vão cuidar, conhecer as comunidades, os principais problemas de saúde, as necessidades que esses pacientes trazem para o serviço de saúde, conhecer a rede em si, como é o fluxo de encaminhamento do generalista para o especialista, dos exames”, destaca Jane.