Prefeitura já realizou mais de 90 mil atendimentos através da central telefônica pelo 0800

Saúde
29/10/2020 13h40

Desde o início da pandemia, visando facilitar o acesso à rede de saúde, sem colocar em risco a população, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde, passou a ofertar de maneira gradativa, serviços por meio da central telefônica pelo 0800 729 3534. No plano de enfrentamento da covid-19 na capital, o MonitorAju foi uma das primeiras estratégias lançadas, se consolidando como uma das principais ferramentas para monitoramento dos casos. Desde sua implantação até o último dia 12, o serviço atingiu a marca de cerca de 170 mil ligações, entre atendidas e originadas. 

O MonitorAju já atendeu mais de 80 mil pessoas, através do site, telefone, aeroporto, pelo sistema gerenciador de ambiente laboratorial (GAL) e pelos laboratórios privados. Entre casos confirmados e seus comunicantes, já foram mais de 30 mil pessoas atendidas, e atualmente o serviço monitora 1.110 usuários. 

O serviço de atendimento pelo site funciona 24h, enquanto a central por telefone atende de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, e o monitoramento, que é o serviço de acompanhamento dos casos, funciona de segunda a sexta das 7h às 19h e aos sábados das 8h às 14h.

Também ativo através do 0800, pela opção 2, o Serviço de Apoio Psicológico (Sapsi) remoto é disponibilizado pela Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), desde o dia 6 de abril, e já registrou aproximadamente 4.500 ligações. De acordo com o levantamento realizado pela Reaps, entre os principais motivos para a busca pelo serviço estão a angústia, ansiedade, medo, casos suspeitos ou confirmados de covid-19. 

“A gente segue recebendo uma média de 25 ligações por dia. Além das ligações, a gente realiza busca ativa para casos de tentativa de suicídio e casos que o MonitorAju avalia que precisa de monitoramento psicológico. Nosso atendimento é disponibilizado de segunda a sexta, sempre das 8h às 20h. Ao ligar, o cidadão tem sua chamada direcionada diretamente para um dos quatro psicólogos do turno. As ligações são sigilosas e são preenchidos registros de dados complementares, a fim de qualificar o serviço”, declara a coordenadora da Reaps, Chenya Coutinho. 

Consultas e vacinas

Ampliando o serviço de atendimento por telefone, a Prefeitura também passou a ofertar o agendamento de consultas para gestantes, hipertensos e diabéticos. Ligando para o 0800 729 3534, digitando a opção 3, a gestante pode fazer o agendamento de consultas de pré-natal, evitando, assim, saídas desnecessárias de casa, bem como aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 h, e a ligação será direcionada para as técnicas do Programa Saúde da Mulher, as quais agendaram consultas nas UBS.

“Do dia 13 de maio, quando começamos os agendamentos, até o dia 13 de outubro, já foram 565 agendamentos para consultas de pré-natal. Além do 0800, as gestantes também podem agendar suas consultas pela plataforma AjuInteligente, na qual a paciente responde um questionário com informações que serão avaliadas pela equipe médica”, detalha a coordenadora da Área Programática e Estratégica, Kamila Fialho.

Já para os hipertensos e diabéticos, entre 22 de junho (quando iniciou o serviço) até o último dia 13, já foram marcadas 3.223 consultas. O agendamento para esse tipo de consulta é feito digitando a opção 4, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 h. Ao ser atendido, o usuário terá sua ligação direcionada para técnicos do Programa Saúde do Adulto e de doenças crônicas não transmissíveis, que farão o agendamento junto à Unidade Básica de Saúde. 

Para os usuários que precisam do serviço da sala de vacinas ou as crianças que necessitam atualizar a caderneta de vacinação, a SMS disponibiliza o agendamento por telefone. O serviço também está ativo através do 0800, na opção 6, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Da implantação até o dia 13, já foram realizados 390 agendamentos. 


Já o atendimento odontológico eletivo, registrou 3.734 agendamentos desde sua implantação até o dia 13. Para ter acesso, o usuário pode agendar presencialmente na UBS, ou também entrar em contato pela central, digitando a opção 5. O serviço funciona de segunda a quinta-feira de 8h as 12h e de 13h as 16h. Já às sextas-feiras, o agendamento é das 8h às 12h. A ligação será direcionada para as técnicas do Programa Saúde Bucal, as quais agendarão as consultas nas Unidades Básicas de Saúde.

“Todos esses serviços foram ofertados visando a segurança e o conforto do usuário no acesso à rede de Saúde. Mas é importante que em todas as situações de consulta presencial, após o agendamento, o usuário cumpra as recomendações de segurança sanitária, utilizando a máscara, higienizando as mãos com álcool em gel e respeitando o distanciamento social ao adentrar na unidade de saúde”, salienta Kamila Fialho.